
Um dos mais belos serviços municipais, o Recanto dos Idosos, que funciona na Travessa do Alecrim, S/Nº, Bairro Alegria, abriga com respeito, carinho e dignidade, idosos eunapolitanos em unidades residenciais denominadas “casas lares”. Fruto de um projeto federal mantido pela Prefeitura de Eunápolis, através da Secretaria de Assistência Social, a instituição oferta também, gratuitamente, além de moradia, seis refeições diárias, atendimento social, atendimento de saúde (física e psicológica), e momentos de lazer.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Ciça Guerrieri, o Recanto dos Idosos tem por finalidade acolher e proteger, em casas lares, idosos a partir de 60 (sessenta) anos, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e econômica, que não possuam família ou esta não seja capaz de prover o mínimo necessário para uma vida digna ao idoso.

“Os idosos devem ser encaminhados através do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS). Após encaminhamento, passarão por avaliação técnica realizada pela equipe do Recanto dos Idosos. Sem distinção de raça, cor, credo político ou religioso, o mais importante dos pré-requisitos é ser capaz física e mentalmente para cuidar de si, oportunizando também a vivência em comunidade e acompanhamento psicossocial”, explicou a secretária.
Segundo a coordenadora do Recanto dos Idosos, os critérios para admissão são: ter idade igual ou superior a 60 anos; estar em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e econômica; não possuir familiares, ou que tenham sido abandonados pelos mesmos; não ser portador de deficiência física ou mental que implique em dependência; não ser dependente de álcool ou qualquer outra substância.

“Nossos idosos tem casa, alimentação, fisioterapia, terapia ocupacional, psicólogo a disposição, aulas do TOPA, salão de jogos, passeios, bailes e comemorações festivas. Cada um mora em sua casa e são atendidos de acordo com suas necessidades. Costumamos dizer que o Recanto dos Idosos é um ‘Lugar de Gente Feliz’”, concluiu Ciça Guerrieri.
Com constantes reformas e manutenções, o Recanto dos Idosos, somente nos dois últimos anos, passou por ampliação, pintura total, construção de lavanderia, readequação da rede de água e esgoto, entre outras melhorias, que auxiliaram na melhoria da qualidade de vida dos idosos que vivem no local.
Fotos: Antonio Varjão e arquivo rota51.com
Por: SECOM-PME/ASCOM-SEMAS
Fotos: Antônio Varjão