
No dia 06 de maio de 2016, foi reinaugurada a Biblioteca Fernando Alban, entre os presentes a solenidade estavam a Secretaria de Educação a professora Adail Britto e funcionários da Secretária de Educação, o vereador Lucas Leite e sua comitiva, o Diretor do Departamento Municipal de Cultura Sumario Santana e funcionários do Departamento, Professor Raimundo Rodrigues representando os escritores da cidade e a filha do professor Fernando Alban, Taís Alban, que falou sobre um dos sonhos do seu pai: Uma Biblioteca em Eunápolis e desde que aqui chegou o professor Alban lutou para realizar um sonho que auxiliou muita gente em sua busca pelo conhecimento, pelos estudos, quanto gente ao longo desses anos já passou por aquela Biblioteca, pessoas hoje já formadas em cargos importantes no seio da sociedade e outros tantos anônimos que foram ali em busca de um bom livro, em busca de conhecimento. Em seu discurso, Taís lembrou de Franco Aurélio o primeiro bibliotecário daquela Biblioteca, uma pessoa importante na história da Instituição, pois foi ele junto com o professor Alban que deu início a toda catalogação do acervo literário da Biblioteca.
A professora Adail Britto ressaltou a sua alegria em estar presente num momento tão importante para educação em nossa cidade, ver a Biblioteca pública sendo restaurada, bem cuidada, nas mãos de sua coordenadora e equipe a professora Isabel. A secretaria disse que é importante e urgente ações que levem alunos e o público em geral para Biblioteca, pois em tempos de tecnologias modernas as Bibliotecas muitas vezes são esquecidas, é fundamental despertar nas novas gerações o encanto e o prazer de ler um bom livro.
A Diretora/coordenadora da Biblioteca a professora Isabel se mostrou entusiasmada com essa nova fase da Biblioteca, e já tem alguns planos para movimentar o espaço. A Diretora Isabel é uma pessoa dinâmica e compromissada com seu trabalho, juntamente com sua equipe eficiente a qual ela parabenizou e o Departamento Municipal de Cultura, vem trazendo uma proposta interessante para o espaço da Biblioteca que envolve: arte, música, dança e literatura, pois tudo isso faz parte do caldeirão cultural. Na oportunidade o vereador Lucas Leite também parabenizou a iniciativa da Biblioteca e do Departamento Municipal de Cultura, representando por Sumário Santana.
A Solenidade encerrou com um recital de poesias com a artista e escritora Rosangela Nascimento e o professor de Hip Hop e ativista das causas sociais Wilver Moreira, em seguida foi oferecido um delicioso café da manhã, um saboroso café literário e espero que esse seja o primeiro de muitos oferecidos pela Biblioteca.
“E o que os livros nos livrem da ignorância
E o que os livros nos livrem da inércia
E que os livros nos livrem de esquecermos de nossas tradições.
Livros, livrai-nos todos”
Rosangela Nascimento.
