
A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico estarão implantando a partir do mês de novembro-2016 o “Projeto Feira Livre Para o Desenvolvimento Social”.
O projeto destina-se ao abastecimento supletivo de gêneros alimentícios essenciais à população, a ampliação do atendimento, o fornecimento, exclusivamente a varejo, de produtos da agricultura família, produtos artesanais, floricultura, hortifrúti, doces, salgados, laticínios e demais produtos e utensílios de fabricação caseira. Cada Feira Livre será dividida em três grupos: artesanatos, praça de alimentação e abastecimento supletivo de gêneros alimentícios essenciais à população.
Nas Feiras Livres as mercadorias serão expostas à venda em barracas desmontáveis, obedecendo a modelo previamente determinado pela SEMAS, bem como será permitido a inscrição e participação de vendedores em carrinhos de pipoca, milho verde cozido, picolé e sorvete, churrasquinho…Algumas atividades serão proibidas, como venda de carne “in natura”…

Não deixando de ressaltar que as feiras terão a fiscalização da Vigilância Sanitária, do Serviço de Inspeção Municipal e demais áreas.
As Feiras Livres Para o Desenvolvimento Social do Município de Eunápolis tem como objetivos estimular a atividade artesanal e alguns seguimentos da economia Informal, de promover a economia solidária e de dinamizar a economia local, de estimular a cadeia produtiva da agricultura familiar e suprir o atendimento da população nos bairros onde não há atendimento por Mercado Municipal.
Inicialmente, o projeto será implantado nos Bairros Dinah Borges e Itapuã (Parque da Renovação), e, posteriormente implantados em outros bairros. As inscrições para as feiras serão do dia 20.10.2016 a 28.10.2016, na Secretaria Municipal de Assistência Social. Para se inscrever no projeto será dada a preferência aos moradores dos bairros abrangidos pelo respectivo projeto da Feira Livre, o preenchimento de um questionário socioeconômico e outros requisitos.
A ideia de criar o projeto das feiras livres em Eunápolis teve início em 2013, quando o Município através da Secretaria M. de Agricultura solicitou a Secretaria Estadual de Agricultura a doação de barracas para o projeto de instalação de barracas na BR e o projeto das feiras livres nos bairros, que não se concretizaram. Em 2015, as três Secretarias, representadas pelos técnicos Eli, Jefferson e Tom, desenvolveram o Projeto de Revitalização da Feira Livre do Mercado Dona Alzira e o Projeto das Feiras Livres nos Bairros; sendo viabilizado o segundo projeto com a aquisição e doação da Veracel Celulose S.A ao Município de Eunápolis, em 2016, de 10 barracas de feira livre e com a aquisição pelo município de mais 15 barracas.

A implantação do projeto nos bairros Dinah Borges e Itapuã (Parque da Renovação) além de ser uma conquista do município pelas secretarias vem atender uma antiga reivindicação dos moradores do Parque da Renovação e de outros bairros, dentre eles o Dinah Borges.
As Feiras Livres para o Desenvolvimento Social do Município de Eunápolis dos bairros Dina Borges e Itapuã (Parque da Renovação) funcionarão aos domingos, na área e horário determinados pela SEMAS. Somente poderão comercializar nas feiras pessoas devidamente inscritas e autorizadas na SEMAS.
Fotos e texto: assessoria da Sec de Agricultura-SEMAS

















