Com o tema : Contribuições dos povos afro para na Literatura e na música, a escola Rosa de Saron apresentou nessa segunda-feira um projeto de culminância, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Que segundo a professora Rosangela Nascimento, o projeto começou desde o início do mês de novembro, um trabalho envolvendo todas as disciplinas e professores da escola. O professor de artes João, por exemplo trabalhou com a influência dos povos negros para a música latina americana. A exemplo do samba e outros rítmos.

E na literatura a professora Rosangela escolheu três escritores negros para serem pesquisados pelos alunos: Abdias Nascimento, Carolina de Jesus e Conceição Evaristo.
Abdias Nascimento, um ícone da luta das causas negras no Brasil, além de escritor e dramaturgo. A Carolina de Jesus, um grande exemplo de mulher e escritora e Conceição Evaristo, que na atualidade é uma das melhores escritoras do país.

Os alunos ficaram surpresos e felizes em saber da potência da cultura negra e de como ela influenciou e ainda influencia na história do nosso país.

Tanto à Direção da Escola quanto a coordenadora Eulice Meireles se empenharam junto aos professores para que a culminância acontecesse de forma tão bonita e proveitosa. E já estão pensando no tema para o próximo ano, não apenas no mês de novembro, pois segundo a coordenação e a direção da escola, é preciso falar sobre consciência negra durante todo o ano letivo.



