
Para esta apresentação, estiveram a Dra. Valéria coordenadora da 23ª CORPIN e o, Major Cleber Santos, CMT da 7ª CPIM de Eunápolis, a princípio fora apresentados os 11 presos, que estavam aterrorizando a cidade, quer com homicídios ou então com o tráfico de drogas. Embora a estatística do rota51.com tenha registrado 28 mortes até o momento, a 23ª CORPIN, apresentou um registro de apenas 18 homicídios, porém em alguns casos, o elemento é ferido a bala e é levado para o HRE e, em decorrência dos tiros acabam vindo a óbito.

Foram apresentados Wallace, Wercules, Jackson, Reinan, André da Silva, Wellington, Júlio, Romário, além destes Idário Silva Dias que o com comandante do PCE em Eunápolis, Valdemir e mais um elemento envolvido com crimes na cidade e ainda Sérgio Silva Fagundes que está no presídio pelo fato de ter sido preso com uma sub metralhadora e um rifle.
. Muitos destes presos, estão envolvidos além do tráfico, com vários homicídios já esclarecidos e que não são poucos. De acordo comas autoridades, muitas ordem de “matar” a quem deve ao tráfico, tanto para uso quanto para revenda e, ou adversários que acabam vendendo na boca comandada por outro chefe. Muitas vezes a ordem de matar vem de dentro do presídio.

Se acordo comas informações das autoridades, no presídio tem o bloqueador de celular, mas que não funcionam como deveria funcionar e, que muitas vezes as escutas telefônicas só podem ser feitas com autorização judicial, e quando a polícia tem informações suficientes para solicitar uma autorização, a demora é tanta que ela é expedida, o crime já aconteceu e, que poderia ser evitado, se a autorização de escuta, fosse liberada mais rápido, mas isto também poder se culpa de uma ajuntamento de processos, excesso de trabalho e poucos juízes para ações mais rápidas.

A polícia militar é a polícia ostensiva, é responsável pelas rondas diárias e as buscas que são realizadas constantemente, embora muita gente não goste, mas são estas revistas, mais conhecidas como o famoso “baculejo” é que inibe a criminalidade. De acordo com a coordenadora da 23ª CORPIN, a polícia civil precisa de mais homens, oi atual efetivo é muito pouco, falta gente, o que se pode fazer é esperar por mais concursos ou convocações.

Do lado da PM, faltam homens e viaturas, agora por exemplo o Major Comandante, está reivindicando uma viatura para mais segurança nos bairros. De acordo com as autoridades, são dias as facções rivais, PCE de Eunápolis e o MPA de Porto Seguro, por diversos crimes já foram presas 31 pessoas e destas 11 ligadas a facções.
Foram apreendidas 20 armas; 780 grs de maconha, 108 grs de cocaína e 245 grs de crack, para a delegada, esta não é uma quantia pequena, pois logo quando a droga chega, os traficantes, tem onde esconder, ou seja, em casas de amigos coligados, que servem de esconderijos. Foram 27 veículos recuperados e 53 veículos apreendidos por envolvimento com homicídios e tráfico de drogas, no combate ao crime, além das policias civil e militar, o setor de segurança da cidade contou ainda com a ajuda da Rondesp de Itabuna e a Caema.
De acordo com a coordenadora da 23ª CORPIN, o PCE tem atuado mais em Itabela e Itapebi, e na região, o PCE é comandado pelos irmãos Dada e Rena e do MPA o chefe é André, que fugiu do presídio em Salvador, ele foi preso em São Paulo embarcando para Porto Seguro e é mais conhecido como Buiú. Nos confrontos com a polícia, foram feridos, chegaram a ser atendidos, mas faleceram devidos aos ferimentos os elementos Marcelo e Pio.

A colocação de uma DEAM, na cidade, depende de pessoal pois já foram registrados 370 casos de diversos tipos de agressões contra a mulher, mas esta é uma decisão do governo do Estado, setor executivo que é responsável pela saúde e segurança do Estado.
As autoridades não podem falar para não serem castigadas pelos seus superiores, mas para quem vivencia o alto índice de violência da cidade, como no caso, o rota51.com, que vai às ruas, conversa com as pessoas, ouve os clamores, o que Eunápolis e região está sofrendo, é o descaso, a falta de sensibilidade, o esquecimento, da região pelo governo do estado, em uma entrevista com o atual ministro e ex governador do estado Jaques Wagner, ele disse à reportagem do rota51.com em Porto Seguro, que não sabia nada disto, o atual governador, serviu de menino propaganda da prefeitura de Porto Seguro ajudando a matar mosquito da dengue, ou então deixar o palácio de Ondina ou a Governadoria do Estado, para passar o carnaval e Porto Seguro, mas em Eunápolis ele não vem, mas virá pedir votos para a sua reeleição. É por isto que o Brasil está dando as costas ao PT, seus principais integrantes quando não sabem de nada, participam de festas, deixando seu estado nas mãos do crime. Por outro lado o PT de Eunápolis, provou mais uma vez que é um partido insosso, e pior que a Maçonaria, a maçonaria tem seus programas sociais, o PT é social entre seus membros, e quem está fora não entra e quem está dentro não deixa ninguém entrar, parece feudo de uma minoria, que nem com o governado do partido ele não tem vez, enquanto isto perdurar, a região continuará com poucos policiais, os que existem trabalham com o coração na boca, sendo policiais pelo sacerdócio de ser e, uma segurança falida, por culpa do governo do Estado.
FOTOS: PBarbosa rota51.com