Depois de um lauto café da manhã e da recepção dos membros sindicalistas, Wellington Santos iniciou o encontro, falando dos palestrantes e do objetivo do sindicato neste momento, falando do futuro e dos percalços que deverão ser sofridos, mas adiantou que os palestrantes, não tem uma solução, mas é uma palavra de incentivo de como se conduzir, politicamente daqui por diante, mas Wellington disse que esta situação que está apor agora, não é permanente, mas não deixe de prenunciar um movimento sindical muito forte.
Depois foi a vez do presidente do STTR, tico Lisboa, que dentre outras coisas, falou das negociações salariais e disse que, os trabalhadores da colheita do café, Já estão procurando o STTR para maiores informações. Dentro desta questão, o sindicalista tico Lisboa, disse que a classe patronal ainda não procurou o sindicato para fechar um acordo.O primeiro a
falar foi o advogado Dr. Ivaldo Costa de Souza que discorreu sobre a “reforma trabalhista” e os prejuízos que o trabalhador brasileiro está tendo, depois da aprovação da lei. Dr. Ivaldo falou dos prejuízos sociais e de cada um a partir de agora, mas antes fez uma homenagem a Aristeu Lisboa, ex presidente do STTR e pai do atual presidente Tico Lisboa, Dr. Ivaldo disse que tem ou ele, muita admiração e apreço pelo fato de, na sua época, ele enfrentou poderes e pode Na sequencia falou da reforma trabalhista, da contribuição sindical e dos 125 itens de mudanças na lei, para que tudo possa voltar ao normal.
Depois foi a vez de Bento Quinto que falou sobre a imprensa, Bento disse que, a imprensa tem muita importância na divulgação de matérias concernentes ao sindicato, para que todos possam tomar consciência de utilização dos meios de comunicação, principalmente na área sindical, quando é necessária uma difusão do movimento sindical.
A segurança no trabalho foi outro tema muito importante, o uso de IPIs, para a segurança do trabalhador, nos vários segmentos sociais e produtivos da sociedade. Robério Marcelo Pinho, disse que toda a empresa que tem mais de 21 funcionários tem que ter a CIPA, e nem sempre Acontece esta situação. Mas é preciso que haja uma fiscalização no setor, para maior segurança do trabalhador em todas as áreas produtivas da sociedade.
E para finalizar, falou aos presentes, a “coach” Rose Pinheiro, palestrante motivacional , que falou sobre “Enxergando o futuro usando o poder agora”, sendo esta uma forma de se firmar em pensamentos que possam somar atividades, que serão reconhecidas como sendo um esforço importante nos próximos tempos. a sua palestra motivacional teve como tema: “enxergando o futuro, usando o poder agora”, ou seja, um bom planejamento, com tudo que possibilite o ser humano construir o seu próprio momento, e o futuro é a sua meta.
Ao final das palestras, foi feito um agradecimento a todos pela presença, sendo que no local do encontro, o sindicato além do café da manhã e dos lanches, também serviu um almoço a todos, sempre na esperança que o futuro possa ser feito de pequenos momentos e ideias, para que ele se transforme em um gigante, do seu próprio esforço.