Depois de seis meses de intensas negociações o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Eunápolis (STR), obtém o tão desejado fechamento do acordo coletivo de trabalho a favor dos operários da KTM, SOLLUM e Trevo Florestal, todas empreiteiras da Veracel Celulose S. A.
O diretor titular da Pasta de Assalariados, Ednei Rodrigues, explica que que trata-se do acordo coletivo dentro da pauta da Campanha Salarial 2017-2018. Segundo ele as três empresas relutaram muito, mas acabaram entrando em acordo diante do estado de greve já aprovado por 90% da categoria. As negociações sr iniciaram por volta das 13h30s e se encerraram às 18h00s.
O vice-presidente do Sindicato, Paulo Alves, enfatiza as constantes presenças e participações para esse desfecho dos sindicalistas Almir Souza Ramos, tesoureiro do STR; Wellington Santos, agente regional da FETAG; Tico Lisboa, presidente do Sindicato e secretário da Federação dos Trabalhadores na Agricultura; do advogado da CONTAG Carlos Eduardo (Cadu), que participou por vídeo conferência direto de Brasília-DF; e, dos delegados sindicais representando os trabalhadores dessas empreiteiras.
Tico Lisboa, diz que jamais o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Eunápolis falhou no cumprimento do seu dever de defender o trabalhador, a operária do campo e o agricultor familiar. Ele entende que embora essa campanha tenha sido árdua e longa, no entanto ela confirma uma realidade mundial: “tudo hoje envolve negociação e sem essa ferramenta não dá para melhorar o mundo”.
