
Nesta semana de julgamentos determinada pelo CNJ, Conselho Nacional de Justiça, mais especificamente na 5ª feira, 16/04, também dia de sessão na Câmara de Vereadores, o auditório estava cheio, Taxistas, moto taxistas representantes da empresa Eunapolitana que explora o serviço de Transportes urbanos, a coisa só não ficou pior porque a sessão foi relâmpago devido o acidente com o filho do vereador Jota Batista.
Porém a reportagem do rota51.com, comentou o fato com Dr. João Alves e viu que a coisa pode ficar muito ruim para os “clandestinos” se isto for parar na justiça, Dr. João não falou nada, mas como diz o ditado: “para quem sabe ler, um pingo é letra”, o desenho da situação pode ser ainda pior.
O que os clandestinos querem é poder rodar pela cidade, e “pegar passageiros” de qualquer maneira e não é assim. Para que se implante o “Transporte alternativo” na cidade, é preciso que seja feita uma licitação e empresas participem do pleito, os carros a serem usados são as chamadas “vans”, carro pequeno não pode rodar como alternativo, e os motoristas chamados de “clandestinos’ querem de todo jeito regulamentar uma coisa via câmara municipal, o que é lei federal , uma lei menor (câmara municipal) não pode suplantar uma lei maior (Constituição Federal), e dificilmente um vereador que conhece a lei do transporte alternativo, não vai querer assinar um atestado de ignorância, aprovando o que é ilegal e por isto se chama “clandestino”, o rota51.com não tem, nada contra ninguém mas ao buscar conhecimentos, chega onde muita gente não quer chegar, tentar burlar a lei é bem mais fácil.
Ainda nesta sessão de 5ª feira, o Presidente da Associação de Taxistas de Eunápolis, confidenciou que foi “AMEAÇADO” por um integrante dos clandestinos, simplesmente pelo fato de estar lutando pela sua classe e por sua legitimidade.
MAS pelo andar da carruagem, a reportagem do rota51.com, ficou sabendo de algumas situações, de que esta situação pode estar sendo plantada na cidade por grupo politico na tentativa de desestabilizar o governo Neto Guerrieri, atualmente na cidade existem 160 carros clandestinos, o prefeito Neto Guerrieri para amenizar a situação muito antes, ainda no ano passado, concedeu 23 alvarás de clandestinos para taxis, mas este ano somente 8 renovaram seus alvarás, pois todos querem rodar pela cidade do jeito que bem entenderem.
O gerente da empresa eunapolitana, disse que no mês passado o salário dos funcionários foi pago atrasado e este mês não sabe como será e, ele culpa a prefeitura por não tomar uma atitude, pois os impostos do transporte urbano são pagos religiosamente, e os clandestinos estacionam nos pontos de ônibus, e em grande numero, levando todos os passageiros, e quando os ônibus param, acabam rodando praticamente vazios, Thiago Marim gerente da empresa Eunapolitana, falou á reportagem do rota51.com que está deveras preocupado, uma empresa pagar salários atrasados é inconcebível para quem sempre pagou tudo em dia, principalmente os impostos, se a situação parar nas mãos do Ministério Público, a situação pode mudar de figura, pois querendo ou não a lei vai ter que ser cumprida e, como os promotores Dr. João ou Dr. Dinalmari não brincam em serviço, muita gente vai ter que brincar na corda bamba.
E nesta hora o plenário da CME enche de gente, cada um querendo levar a brasa para sua sardinha, e á luz da lei, alguns comem cru, outros asado demais, por isto é, que dosar o fogo é melhor pra todo mundo.
FOTOS: Pbarbosa
[nggallery id=1019]