
Que é uma necessidade urgente, ninguém nega, que muitas vidas não puderam ser salvas por falta de uma UTI, isto também é um fato, e muitas outras vidas que foram salvas, tiveram que se deslocar de Eunápolis para outras cidades por falta de uma UTI no HRE, isto também é uma verdade inconteste, mas para que uma UTI funcione, são necessárias várias coisas, como por exemplo, a participação do governo do estado que é o principal responsável pela saúde do seu estado.
O HRE foi destruído na administração anterior e se não fosse a Veracel Celulose, possivelmente até hoje ele estaria funcionando no hospital AMES, como foram destruídos o aeródromo de Eunápolis e colégio Anésia Guimarães, que foi derrubado por Robério Oliveira, e colocado para funcionar em um hotel da cidade onde está até hoje, e deverá ser inaugurado em breve, que foi construído na atual gestão com verbas próprias no valor aproximado de 2 milhões de reais.
Porém Neto Guerrieri, como viu que a saúde é mais importante que o Pedrão, ele aboliu a festa e construiu a UTI, e só não funcionou antes, pelo não compromisso do governo do estado, porém a SESAB resolveu assumir compromisso feito anteriormente e, agora a UTI é uma realidade e está funcionando.
Para que a UTI funcionasse, foi necessário primeiro treinamento de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, tudo isto por ser uma UTI, equipamento de alta complexidade, no tratamento de pacientes em estão crítico de saúde, tais como politraumatismos, dentre outras situações mais delicadas. Tratar de uma vida é situação difícil e é pouco entendido a perda de uma vida, porém, para quem não tem entendimentos específicos as reclamações são muitas e é perfeitamente compreensível.

Citando como exemplo, uma pessoa ofendida por um escorpião, cobras ou outro animal peçonhento qualquer, não adianta procurar hospitais particulares, o HRE é o único hospital que tem os “soros” necessários para os devidos tratamentos. Porém aos poucos e com uma administração honesta e justa, a cidade vai sendo dotada dos atendimentos necessários para manter a saúde regional em boas condições, a saber que Eunápolis atende a pacientes de Belmonte, Itapebi, Itagimirim, Itabela, Guaratinga dente outros municípios da Bahia sem contar com Salta da Divisa e demais cidades mais próximas de Minas Gerais.
FOTOS: via WhatsApp