vereadora Carmem Lúcia (UB) pediu o reconhecimento de Utilidade Pública da Associação dos Moradores do Bairro Vivendas Costa Azul (AMOVI) e também apresentou, e foi aprovado em plenário, o pedido para execução de uma Operação Tapa Buracos emergencial nas vias públicas do mesmo bairro, alegando que elas estão em estado avançado de precariedade. A parlamentar usou a tribuna da Casa nesta quinta-feira, 28 de agosto, no espaço do grande expediente, para defender o Projeto de Lei número 036/2025, que trata do tema.
Em aparte, o vereador Ademir Freire (Podemos), afirmou que a indicação da vereadora reforça uma demanda antiga e legítima dos moradores do bairro.
Com a presença de representantes dos moradores no auditório, durante a sessão ordinária, Carmem Lúcia defendeu que a Associação de Moradores do Bairro tem se mobilizado e reiterado essa solicitação junto ao Poder Público local, “demonstrando a organização e participação da comunidade”, explicou.
“Hoje eu não faço parte da Associação, por pertencer ao Poder Legislativo, porém, me cabe a defesa dessa demanda e estou nesta tribuna para somar esforços e reforçar o pleito que reconhece a utilidade pública da Associação de Moradores do Vivendas Costa Azul, esperando obter o voto de apoio dos meus colegas”. Disse Carmem Lúcia.
A vereadora aproveitou ainda para agradecer ao Poder Executivo por disponibilizar a presença do secretário de Meio Ambiente, Lourenço Batista, e equipes da prefeitura, para uma visita de inspeção à praça do entorno da Lagoa do Vivendas, na tarde de quarta-feira, 27 de agosto. Ela observou que a praça recebe o fluxo de água de chuvas por vários lados, “de todas as avenidas adjacentes a ela e isso termina provocando um alagamento porque ela não tem um escoamento adequado”.
Ela constatou que “ao longo do tempo o leito da lagoa foi sendo assoreado devido ao acúmulo de sedimentos carreados pelas águas pluviais e hoje ela ficou rasa. Eu moro ali há 25 anos, e não tinha alagamentos como se verificou nos anos 2022 e 2023. Então foi causado pelo tempo”. Ratificou.
Carmem Lúcia destacou por fim o trabalho de limpeza realizado no ano passado pela prefeitura. “A gestão passada disponibilizou um serviço de limpeza que foi excelente e deu uma alavancada na urbanização do local. Mas enquanto uma nova intervenção não acontecer, nós moradores vamos acionar a nossa bomba novamente e vamos ter o apoio do secretário de Meio Ambiente, Lourenço Batista, que já se prontificou a dar o apoio nesta parceria conosco”.