

…se fosse algo a nível nacional, com certeza todos os veículos de imprensa tinham divulgado, mas como é Eunápolis, na realidade o povo ficou na realidade sem saber de muita coisa, pois somente o rota51, acompanhou todo o processo desde as primeiras discussões, desde quando Robério Oliveira ainda era o prefeito de Eunápolis e tudo começou em uma reunião no Sitio do Toco, entre prefeito e motoristas de taxis, quando eles reclamavam da situação deles na cidade e algo parecido foi sugerido como forma de regularização do trânsito e pontos de táxi, à guisa de esclarecimento à época, ainda era o “eunanoticias.com”.


Passados alguns anos, a zona azul, foi votada pela CME, aprovada, várias empresas compraram a carta de licitação, uma empresa ganhou a licitação, tentaram impugnar a licitação, mas como o Ministério Público acompanhou tudo e tudo foi feito com lisura, a tentativa foi frustrada e hoje a zona azul é uma realidade. Todas a vez que o rota51 buscou informações, tanto do Sr. José Eduardo, como o Sr. Éder nunca foram negadas informações e todas elas noticiadas para o grande público.


Nesta 3ª feira, com algumas insatisfações e reclamações iniciou a cobrança da zona azul, e a cidade não ficou deserta, tinha estacionamento para todo mundo, estacionamento exclusivo para farmácias, deficientes físicos e até mesmo para idoso, estes então, dentro do Estatuto do idoso, tiveram seus direitos amplamente respeitados em todos os locais demarcados como sendo “Zona Azul”. De acordo com algumas fotos, tinham motos estacionadas em locais de carros, fotografias não mentem, locais vagos para estacionamento eventuais, e agora uma novidade, a tolerância de 2 horas, num acordo feito entre CDL e PME, agora é de 4 horas, dificilmente verão um caminhão descarregando a qualquer hora do dia, esta ação agora terá de ser obedecida por lei municipal que é das 18hs até as 08hsa da manhã, por outro lado, quem não em garagem, terá este mesmo horário para estacionar o seu carro na sua porta sem nenhum ônus, e quaisquer problemas ou dúvidas, estes estarão sendo dirimidos no escritório da SINART à av. Cons. Luiz Vianna 311.
Porém tem um fato que ninguém reclama, ninguém se coloca contra e ninguém protesta, como nas fotos, a passagem de pedestres nas faixas das avenidas, nem sempre são respeitadas por motoristas e motoqueiros, são jovens, crianças, idosos e, grávidas que estão sujeitos a serem atropelados nas faixas e ninguém fala nada, se é cegueira ou medo, ninguém sabe, o rota51 fotografa, denuncia e mostra.
Apenas uma informação, depois de todos os trâmites ocorridos dentro da lei, desde a aprovação pela CME, para a implantação da zona azul, o contrato entre a SINART e a PME, é de 15 anos, mas os descontentes, poderão recorrer ao MP para a anulação do ato, já tentaram e não conseguiram, o que poderá ser feito, em última instância que é o STF em Brasília-DF.
Por ainda estarmos de repouso, agradecemos a Fábio Loureiro pelo apoio nesta reportagem.
fotos e matéria: rota51.comn












