Recentemente aconteceram algumas mudanças nas policias civil e militar do extremo sul da Bahia, tudo para que pudesse haver uma maior ação contra o tráfico de drogas, os assassinatos e principalmente no sentido de diminuir a ação das facções que infestam a região.
De Eunápolis a Santa Cruz Cabrália, a ação foi incisiva, vejam as notícias oficiais da polícia civil em conjunto com a polícia militar.
Fato Relevante – Porto Seguro – Ação conjunta de inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar proporciona a prisão de suspeito de feminicídio.
No dia 10 de junho de 2023 a Polícia Civil tomou conhecimento de que uma jovem foi asfixiada, morta com sinais de estrangulamento e o seu corpo foi abandonado as margens da BR 367, entre Porto Seguro e Eunápolis.
Objetivando elucidar os fatos restou apurado que a jovem momentos antes da morte estava na companhia de um caminhoneiro e sobre ele pairavam fortes indícios de autoria. Diante do que restou apurado ao longo da investigação, a Polícia Civil representou pela prisão do investigado, e através de parecer favorável do Ministério Público Estadual a Prisão Temporária do investigado foi decretada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Porto Seguro.
As informações que existiam eram no sentido que o investigado, E.J.S (40) teria evadido de Porto Seguro e estaria em outra cidade, fato informado a Coordenadoria da Polícia Civil em Eunápolis que passou a diligenciar para dar o devido cumprimento do mandado de prisão.
Na data de hoje (19), seguindo informações repassadas pela Coordenadoria de Eunápolis, o suspeito retornou para a região o extremo sul e assim passou a ser monitorado por policiais de Porto Seguro sendo rastreado e localizado através de serviço de inteligência.
Com a ajuda do CICOM Policiais Militares foram empenhados para darem apoio a operação e o investigado foi preso em Arraial d’Ajuda e conduzido até a 1ª Delegacia de Porto Seguro onde teve o mandado de prisão temporária cumprido e segue preso para responder a investigação instaurada em seu desfavor.
Fonte: 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro
Fato Relevante – Porto Seguro – Polícia Militar e SI da Delegacia Territorial de Porto Seguro identificam integrante de facção criminosa foragido da justiça
Na noite deste sábado (19) a Policia Militar abordou em atitude suspeita um indivíduo, que segundo informações supostamente chegou em Porto Seguro a mando de um chefe de uma facção criminosa atuante na região.
Ao ser abordado pelos militares o indivíduo se identificou com nome falso e se recusou a fornecer sua qualificação.
Diante da suspeição o fato foi levado ao conhecimento da autoridade policial titular da unidade, que por sua fez em contato com a chefe do SI a empenhou para verificar o fato.
Através de eficaz levantamento feito pela chefe do SI o cidadão teve o verdadeiro nome revelado.
Trata -se de R. F. G. fugitivo do sistema prisional (Colônia Penal de Simões Filho) desde o ano de 2022 e que possui uma condenação superior a 11 anos pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
O fato foi repassado ao Delegado plantonista que entendeu por bem recolher o foragindo na carceragem para que pudesse cumprir a pena imposta.
Fonte: 1 Dt de Porto Seguro
RELATÓRIO DE CVLI:
AISP 35/EUNÁPOLIS
- Homicídio(S) CONSUMADO EM EUNÁPOLIS
- EMENTA:
HOMEM ASSASSINADO EM VIA PUBLICA NO BAIRRO JUCA ROSA, EUNAPOLIS-BA
- ÓBITOS: 1
- SOBREVIVENTES: 0
- UNIDADE DE REGISTRO:
DT DE EUNÁPOLIS
- Nº DO BO:
- DATA DO SILC:
20/08/2023
- HORÁRIO DO SILC:
23:30 h
- LOCAL:
Rua das Nações s/n Juca Rosa EUNÁPOLIS
- DATA DO FATO:
20/08/2023
- HORÁRIO DO FATO:
18:40 h
- VÍTIMAS:
NILTON RIBEIRO DOS SANTOS, 53anos // ÓBITO
- MEIO EMPREGADO:
Disparo de Arma de Fogo
- MOTIVAÇÃO:
Outra não relacionada
- AUTORIA:
NÃO IDENTIFICADA
DESCRIÇÃO DO FATO:
Por voltas das 21:00min, o Plantão Ordinário da DT-Eunápolis-BA, tomou conhecimento através do CICOM, acerca da consumação de um Crime de HOMICÍDIO, na Rua das Nações, via pública, Bairro Juca Rosa, Eunápolis-BA.
Com o acionamento da Polícia Técnica, a Equipes seguiram em diligencias até o local do ilícito. O corpo da Pessoa identificada como NILTON RIBEIRO DOS SANTOS, jazia em via pública, apresentava lesões na cabeça provocadas por instrumento contundente, bem como entradas de projeteis de arma de fogo na testa, olho esquerdo e nas orelhas. Foram recolhidos nos lócus alguns projeteis de calibre ignorado. A Vítima usa short tactel de cor vermelha e camisa de cor preta.
Ao entrevistarmos o filho da Vítima, a Pessoa de ****, este informou que por volta das 18:40min, o seu Pai caminhou em direção a sua residência, vindo de destino ignorado, sentou-se na porta e apresentavam ferimentos na cabeça e sangramentos. Ao ser indagado pelo filho acerca do que tinha acontecido, apenas responder que “se envolveu em uma briga”.
Ainda segundo a Pessoa de ***, o qual mora vizinho a residência do Genitor, este pediu água e sentou-se na porta, e no momento que adentrou na casa para “pegar um copo d’água” para o Pai, ouviu alguns estampidos de disparos de arma de fogo”. A Pessoa de NILTON RIBEIRO DOS SANTOS provavelmente fora seguido e assassinado pelos mesmos Indivíduos que o agrediram minutos antes.
- PROVIDÊNCIAS:
Lavratura do B.O nº. ; Requisição de Exame Pericial Necroscópico de nº.25044/2023; Requisição de Exame Pericial – Local de Crime de nº. 25043/2023; Procedimento será encaminhado ao Delegado Titular da DT-Eunápolis-BA, com a finalidade de prosseguir com os trabalhos investigatórios em relação aos outros envolvidos no Crime.
Eunápolis, 21 de agosto de 2023;
- FONTE: CICERO DANIEL FEITOSA DE MACEDO
Jovem de 21 anos morre vítima de eletroplessão no Distrito de Monte Alegre em Guaratinga
Após o plantão desta 1.ª Delegacia Territorial de Porto Seguro ser informado via CICOM/STELECOM de que Lucas Pinheiro Santos, 21 anos de idade, teria sofrido descarga elétrica (eletroplessão) vindo a óbito no Povoado de Monte Alegre, cidade de Guaratinga. Segundo informações fornecidas pelo SGT/PM Normano, a vítima teria sido eletrocutada quando passava por um buraco da cerca de ferro da quadra de esportes do pequeno Distrito de Monte Alegre. Foi informado também que outros jovens também passaram no local, porém, no momento que Lucas passou, este foi eletrocutado vindo a cair ao solo, sendo socorrido pela ambulância do Distrito de Monte Alegre e, no caminho, encontrou com a viatura do SAMU que já estava em deslocamento, tendo os socorristas do Samu dado os primeiros socorros, buscando, não obstante, reanimar a vítima, contudo, sem êxito. O corpo vítima foi encaminhado ao Hospital Municipal de Guaratinga, onde se encontra para realização de exame de necropsia.
Providências: Expedida guia para exame pericial de necropsia e solicitada remoção do corpo para o IML. Procedimento encaminhado para Delegacia Territorial de Guaratinga.
Polícia Civil realiza ações contra homicídios e tráfico no extremo sul baiano
Mais de 150 policiais civis e militares cumprem mandados contra suspeitos de integrar grupo criminoso
Envolvidos com o tráfico de drogas, homicídios e associação criminosa no extremo-sul da Bahia são os alvos da Operação Cruzeiro, deflagrada por pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin / Eunápolis), do Departamento de Polícia do Interior (Depin), nesta quarta-feira (23). Mais de 150 policiais, entre civis e militares, realizam buscas em diversos pontos da região.
As ações são resultadas das investigações acerca dos homicídios do indígena Dennis Kawhã Santos da Cruz, de 16 anos, ocorrido em julho deste ano e de Leizo Udson dos Santos, 42, ocorrido em no dia 1º deste mês. Segundo o coordenador regional, delegado Paulo Henrique de Oliveira, a operação visa ir além dos casos citados. “Pretendemos alcançar outros envolvidos com grupos criminosos, desta região. A população pode colaborar, sem precisar se identificar, fornecendo informações ao Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública, basta ligar para 181”, afirmou.
A operação tem a participação de equipes das Coorpins de Itapetinga e Teixeira de Freitas, da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), além da Polícia Militar, por meio do Grupamento Aéreo (Graer), do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Rondesp-Sul, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Mata Atlântica) e Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (Cippa).
Operação Cruzeiro prende seis em Santa Cruz Cabrália
Além dos cinco mandados de prisão, mais de 10 de busca e apreensão também são cumpridos
Policiais civis e militares já cumpriram seis mandados de prisão e 14 de busca e apreensão durante a Operação Cruzeiro, deflagrada pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin / Eunápolis), do Departamento de Polícia do Interior (Depin), nesta quarta-feira (23), no bairro Cruzeiro, em Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul da Bahia.
O objeto da operação é retirar do convívio social, envolvidos com o tráfico de drogas, homicídios e associação criminosa. As ações são decorrentes das investigações sobre os homicídios do indígena Dennis Kawhã Santos da Cruz, de 16 anos, ocorrido em julho deste ano e de Leizo Udson dos Santos, 42, ocorrido em no dia 1º deste mês.
A Operação Cruzeiro tem a participação de equipes das Coorpins de Itapetinga e Teixeira de Freitas, da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), além da Polícia Militar, por meio do Grupamento Aéreo (Graer), do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Rondesp-Sul, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Mata Atlântica) e Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (Cippa).
Os seis presos serão encaminhamos para realização de exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e em seguida para o sistema prisional.
Ascom-PC / Tony Silva
23.08.2023