Um fazendeiro reclamava como se fossem suas terras, por longos 17 anos, que é fazenda Paraíso, em que pedia a restituição das terras indígenas como se fossem de sua propriedade, porém uma reviravolta judicial, pelo Tribunal Regional Federal, da 1ª região, deu aos índios, a pose integral e definitiva das terras.
Por várias vezes, os pataxós estiveram em Eunápolis, em audiências, reivindicando as referidas terras, já que a região é habitada pelos silvícolas desde quando Cabral Chegou ao Brasil.
Porém depois de longos anos de uma batalha judicial, o TRF da 1ª região, seguiu a decisão do MPF, quando havia definido as terras da “aldeia Barra Velha” Na região do Monte Pascoal, seria em definitiva, de propriedade dos indígenas.
O TRF 1, rejeitou todos os recursos do fazendeiro, que queria as terras, por todos estes anos, reconhecendo como “território indígena”, as referidas terras, assim como foram reconhecidas as terras indígenas, além da Barra Velha, como também a aldeia Tupinambá de Olivença e de Belmonte.
O rota51.com, acompanhou todas as vezes que os pataxós estiveram em Eunápolis em busca de justiça e que agora foi feita, faltando somente a assinatura final de Ministério da Justiça. rota51.com, posta a última reportagem feita com os pataxós em Eunápolis.
Índios Pataxós reclamam na justiça, o que lhes pertence desde a chegada dos Portugueses ao Brasil.
