PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas, programa internacional e que a PM da Bahia foi buscar para repassar aos jovens, como forma de mostrar os perigos do uso de drogas e, com isto, conscientiza-los a ficar longe do submundo das drogas e da violência.
Em Eunápolis a parceria entre a Prefeitura Municipal sob a administração de Neto Guerrieri, a PM no comando do Major Cleber e do sub comandante Cap. Tiago e, do Governo do Estado, tem feito um trabalho altamente significativo, com o propósito de mostrar á criança que o caminho a traçar pode até ser um pouco mais difícil, mas é altamente compensador, pela estabilidade de um futuro muito melhor.

Na manhã desta 4ª feira 24/11, no auditório do IFBA, alunos de várias escolas municipais, dentre elas Pe. Giuseppe Iacoviello, Rotary III e Pe. Jose de Anchieta, estiveram na solenidade de premiação das 3 primeiras redações e da certificação de todos os alunos participantes.
A mesa foi formada pela representante da Secretária de Educação profª Adail Brito, a Sra. Maria da Conceição, da vice prefeita Maria Menezes, da Diretora da Escola Pe. José de Anchieta profª Sônia, do sub comandante da GCM Cardoso e do sub comandante da 7ª CIPM substituindo do CMT major Cleber em viagem para Salvador.

O Mestre de Cerimônias mais uma vez foi do competentíssimo Janinho que recebeu telefonemas da esposa e do filho, e a presença marcante da profª Claudinha Damásio que sempre se faz presente não só nos eventos mas também na ajuda a programas de alta relevância dom o do PROERD.
Como prof do PROERD só existem dois na região, SDs Civan e Lopes, mas presente a este evento, esteve o Sd PM da 7ª CIPM Civan Dias. Ao discursarem todos enfatizaram a importância do curso junto ao alunado de 1ª a 5ª séries das escolas municipais, quando todos aprendem a fazer o diferencial entre o que é permitido e o que não é, mesmo quando permitido, mas que traduz em prejuízo nocivo para a saúde e a sociedade. A Sra. Maria aparecida falou de cidadania, do poder de cada um dentro da sociedade como resultados de estudos sociais e educacionais, o Cap. Tiago ao representar o comandante da 7ª CIPM, disse que este trabalho envaidece muito a corporação, e seus comandantes, por que tem tudo um excelente resultado e ótima aceitação, tanto pelas professoras e professores como pelo alunado.

Depois dos discursos, foram entregues a alguns alunos os certificados de participação, sendo que os demais receberão em solenidade nas escolas, pois foram ao todo 300 participações e, logo após a entrega dos certificados, foi feito o juramento pela aluna Bianca da Escola Municipal Frei Giuseppe Iacoviello.
Logo a seguir foram anunciados os alunos que fizeram suas redações com o tema: “ O que eu aprendi com o PROERD”, em 3º lugar ficou com o aluno Antonio Soares Rodrigues da Escola

Municipal Pe. José de Anchieta; o 2º lugar para a aluna Raquel Gomes da Escola Municipal Rotary III; e o 1º lugar foi para a aluna Sabrina do 5º ano da Escola Municipal Frei Giuseppe Iacoviello.
A vice Prefeita Maria Menezes, usou a palavra para parabenizar a aluna Sabrina pela sua redação que foi premiada em 1º lugar, pela forma como ela conduziu o texto e da maneira como ela descreveu situações familiares que se enquadraram dentro da proposta do PROERD.

O curso durou 4 meses e todos os alunos premiados pelas suas redações ganharam um tablet, celulares, fones de ouvido cujos premiadores foram Giovanna congelados, APLB sindicato e a Prefeitura Municipal na pessoa do prefeito Neto Guerrieri e do Secretário Fábio Baiôco. Depois das premiações, foram feitos vários sorteios, onde vários brindes foram entregues aos alunos presentes.
FOTOS PBarbosa rota51.com