Moradores que querem se locomover de uma região para outra e, não tem como; e não tem como mostrar as condições de locomoção e das BAs (rodovias estaduais) em lugar nenhum, e sua ligação com as BRs, eles se tornam internautas, repórteres do povo e, mostram através do rota51.com a situação das estradas, mesmo as que ainda tem alguma mostra de que um dia foram asfaltadas, isto devido ao total abandono dos governos estadual e municipal e, acabam deixando os moradores numa situação de total abandono, com condições precaríssimas de locomoção e transporte, e ninguém fala ou faz nada.
A BA 101 que liga Arraial D’Ajuda à Br 367, parece a estrada da morte, pois qualquer carro que se atreve a passar por ali, corre sério risco, embora a administração municipal ignore a situação de risco, as pessoas moradoras locais ou até mesmo os turistas que mesmo com chuva querem um descanso merecido, acabam tendo como inimigos as estradas e os responsáveis pela manutenção das rodovias e estradas.
Os buracos são tão grandes que todo cuidado é pouco, e alguns dirão que no momento nada se pode fazer devido as chuvas e em resposta é dito que; mesmo com as chuvas o São João Elétrico aconteceu e segundo informações foi um sucesso total, com bandas caríssimas, que em Salvador tinham um preço e no mesmo dia em Porto Seguro, o preço era outro muito maior, são estas coisas que deixam os moradores vulneráveis e parte da imprensa verdadeiramente jornalística, recheada de matérias com fotos e tudo e, ninguém se ateve em dizer o contrário, contra “fotos” não existem argumentos.
Já em Caraíva, um ônibus escolar segundo informações tem uma semana de abandono no meio do barro e buracos, por sorte, as pessoas conscientes, ainda têm personalidade em não terem depredado o ônibus, que não seja uma semana, mas, por algumas horas, e até o momento de envio das fotos, o ônibus estava no mesmo lugar.
Como todos podem ver, este não é um veículo comum, é um ônibus para o transporte escolar, abandonado por que a prefeitura de Porto Seguro dá mais importância às festas do que cuidar do patrimônio da cidade, estudantes e veículo, já que as estradas há muito tempo não oferecem nenhuma condição de trânsito.
Há muito o rota51.com vem recebendo fotos e informações e, vem jornalisticamente mostrando uma realidade, que há muito já deveria ter deixado de existir, mas é o jeito familiar de administrar e, dentro em breve vem mais uma família para deputada estadual, é a família inteira para nadar de braçada, no mar político da beneficência, primeiro as festas e depois se der, se sobrar dinheiro e boa vontade, aí sim, vem os cuidados para com o povo, mas como o povo gosta mesmo da velha máxima “pão e circo”, deixa ver pra ver como é que fica, aqui em Eunápolis tem dois prefeitos “honoris causa”, Dr. Dinalmari e Dr. João, agora Dr. Dinalmari está cuidando das licitações, o prefeito Robério demitiu todo mundo, mas que a licitação vai acontecer, isto vai, o hospital regional e os postos de saúde precisam ter remédios, o povo precisa de saúde e não de ver Eunápolis sendo leiloada a quem der mais.