As eleições municipais findaram, no dia: 02/10/2016… e iniciado o pleito seguinte, impreterivelmente no dia 01/01/2017.
Porem parece haver vereadores que ainda não se atentaram a esse fato.
Entenda:
As sessões da Câmara Municipal de Eunápolis, ocorrem todas as quintas-feiras a partir das 08:30 da manhã, horário de Brasília, então espera-se que os Edis, estejam devidamente em seus acentos, para expor e até mesmo defender seus projetos e indicações. Porém não é isso que temos observado por parte de ALGUNS.
É motivo de regozijo em quase todas as sessões, todos os acentos destinados ao público, estando ocupado, havendo até mesmo alguns ouvintes de pé, porem com o firme propósito de acompanhar as ações do Legislativo, levar algumas reivindicações, ou em busca de uma vaga de emprego oriunda de algum vereador. Nada mais Natural.
Contudo o ponto em questão não é o comportamento do público, e sim de alguns representantes do povo, os chamados VEREADORES, que de forma negligente e altamente DESRESPEITOSA, insistem em transformar a sessão da Câmara, em uma verdadeira sala virtual de bate papo.
Durante a sessão, observamos SEMPRE OS MESMOS vereadores “salvo exceções” fazendo uso da tribuna da Câmara, expondo projetos, propondo indicações, levando ao conhecimento do executivo os anseios da população, enfim fazendo o que é pertinente a função de um legislador. Porem e lamentavelmente observamos que vários outros, fazem pouco caso da população que ali se faz presente, nem mesmo respeitando as câmeras que realizam transmissões ao vivo, para quem não pode estar fisicamente presente nas sessões, mas acompanham de seu Smartphone a sessão, podendo até tecer comentários, sugestões ou elogios.
Há quem diga que a roupa revela muito da sua personalidade, e em parte podemos concordar. Um médico é identificado pelo seu jaleco branco, um advogado geralmente faz uso do terno e gravata; e para um Político? Qual seria a vestimenta adequada? Obviamente em nosso discurso não queremos jamais impor ou induzir quem quer que seja, a se vestir formalmente, porém não podemos negligenciar o fato de quem um parlamentar (em serviço) não poderia, ou pelo menos não deveria, utilizar uma vestimenta desleixada, propositalmente rasgada, ou que evidencie que o mesmo não dá a devida importância a sessão; pois conforme já foi dito: A sua roupa fala muito sobre você. As roupas podem revelar muito mais do que o estilo de cada pessoa. A escolha do que usar reflete também alguns aspectos da personalidade. “Dar a devida atenção na hora de escolhermos nossa indumentária resultará na construção da nossa identidade pessoal”
Não fugindo do tema proposto, é lamentável ver alguns vereadores se esforçando, por meio de discursos bem fundamentados, discussões pertinentes, e debates produtivos, isso tudo demonstra a maturidade e principalmente o desejo de mostrar serviço para Eunápolis, e também para que a sessão da câmara não seja um fiasco.
Jota Batista, sempre eloquente em sua fala, propõe projetos e indicações que ao final chega a ser ovacionado pelos ouvintes; Jurandir Leite também sempre utiliza o seu espaço para trazer à tona alguma indicação ou reiterar a fala de algum vereador que tenha chamado sua atenção, o mesmo acontece com Daniel Queiroz, Jorge Maécio (líder do governo), Arthur Dapé e Ramos Filho.
Fica o questionamento? E OS OUTROS? O que fazem?
A resposta é clara e objetiva: NADA.
E pior que não fazer nada, é unicamente utilizar o celular, e aplicativos conforme mencionados: Whatsapp, Facebook e Instagram! E como sabemos disso? Por vê-los online durante toda a sessão, fazendo pouco caso do que está sendo passado ali, ou seja, se algum projeto merece maiores considerações, os mesmos nem ouvem o que fora lido pelo Presidente da Câmara, e de maneira automática o projeto é aprovado.
Observamos que em várias empresas, o uso do Whatsapp e é estritamente proibido, em caso de indisciplina o colaborador é demito por justa causa. Então porque na CME, deveria ser diferente? Que contribuição tais vereadores, proporcionam a população, se no único momento semanal, em que se reúnem por meio de uma sessão, eles estão com olhos focados, e dedos ágeis em digitar mensagens que em nada contribuem para o crescimento da nossa Cidade. Convidamos a população, a verem por si mesmas, a quem estamos nos referindo.
Pra mim,isso nao e novidade!poucas vezes que me descolei da minha ex residencia ate a Camara de Vereadores,presenciei cenas iguais a essas que voce publicou Paulo Barbosa!lamentavel,porque os que foram entitulados representantes dos municipes eunapolitanos,zombam de certa forma na chamada redes sociais!um verdadeiro PAC,(Projeto de Aceleraçao ao Caos)trabalho e compromisso tem de andarem juntos!Nao podemos administrar uma casa com brincadeiras e babozeiras a parte!chega de historinha!