
Um dos últimos projetos aprovados na Câmara Municipal foi de autoria do vereador Gildair da telha sul, quando pediu a extinção do art 4º da lei 968 de 10/12/2014, de autoria do vereador Ramos Filho, o art 4º proíbe a mudança de nomes de espaços públicos, quando este homenageia pessoas que tiveram alta relevância na cidade, mas parece que esta atitude mudou quando os vereadores votaram a retirada da lei 968, do art 4º.
Isto indica que se pode trocar os nomes a hora que quiserem, mesmo que o nome dado, homenageie quem realmente e de verdade, fez alguma coisa pela cidade, neste caso, o Sr José Araújo Santana, que dá nome ao estádio Araujão, de acordo com todas as opiniões obtidas, ajudou ao engenheiro Eunápio Peltier de Queiroz, a abrir ruas no cabo da enxada e, foi o dono do primeiro hotel da cidade, pessoa também, altamente ligada ao esporte local.

Este projeto, vida tirar o nome de Araujão para que, em seu lugar, o estádio ostente outro nome, e para os mais antigos, existem tantos outros espaços esportivos e porque retirar de evidencia, o nome de Araujão, que durante muitos anos, nomenclatura o referido estádio.

A revolta não é só da família, dos amigos, remanescentes de Araujão, e em conversa com seu Neto Cláudio, que foi pai recentemente da menina Lara Campos Araújo, que quando fizer 18 anos, irá perguntar onde está a homenagem ao seu bisavô Araujão, então ela saberá que parte da história desate município que já foi o maior povoado do mundo, hoje, a cidade que integra as Brs 101 e 267, perdeu parte de sua identidade histórica com a mudança de nome.
A família de Araujão, faz muitos questionamentos sobre o fato, que foi o genro de Araujão, o desportista e presidente da Liga de esportes, Djairo Avelino, que junto com Mário alfaiate, dentre tantos outros, ajudaram a elevar o nome da cidade no mundo esportivo baiano, e uma homenagem desta, não pode se perder no tempo pelo simples capricho de um vereador.
Nas fotos que ilustram esta matéria, estão Frei Benigno abençoando o estádio, o então prefeito Dr. Feruk Abraão, a viúva D. Alice Rosa da Silva Santana, Paulo Galego, e os já falecidos Prof Jairo e à época Cap. Neves, aqui a história é contada e jamais poderá ser deixada de lado, é o alicerce de uma cidade com mais de 30 anos e com um alicerce fundamentado, em fatos culturais e históricos.
As fotos foram gentilmente emprestadas ao jornalista Paulo Barbosa, pelo filho de Djairo Avelino, de quem este jornalista se privou de uma grande amizade e, neto do Araujão, o nobre amigo Cláudio Araújo Santana.


Depois de ter sido aprovada a retirada do art 4º da lei 968, esta aprovação já foi para a sansão do prefeito Robério, que pode ou sancionar a mesma, caso a lei não seja sancionada, então a lei aprovada retornara à Câmara Municipal para ser promulgada pelo presidente da casa Paulo Brasil que terá nas mãos o destino do Estádio Araujão, isto acontecerá logo após o recesso legislativo, com certeza uma nova lei, será enviada para ser examinada e votada, para que se dê, um novo nome ao estádio Araujão, ou não, isto irá depender da presença na CME da população ordeira e cultural, e da sanção ou promulgação da lei definindo um nome novo, porém, com quem a reportagem já conversou sobre o assunto, estes são frontalmente contra as mudança de nome, o que demonstra que o nome de Araujão, ainda é muito querido por grande parte dos cidadãos de Eunápolis, principalmente dos desportistas.
Tanto Mário Alfaiate quanto Manoel, pessoas altamente ligadas ao esporte eunapolitano, ja sabiam do fato, e ao falarem à reportagem do rota51.com, foram extremamente contra a mudança, dada a importância de Araujão para o Município, tendo iniciado seu trabalho na região, mesmo antes do Dr. Eunápolis chegar para a construção da hoje BR 101, para eles, não se pode tirar o mérito de quem ajudou a desbravar este serão e iniciou a construção da cidade.
O Araujão teve o início de sua construção na administração de Arnaldo Moura Guerrieri, o mandato terminou e o término da construção foi no mandato de Dr Feruk que inaugurou, e o nome do Araujão foi dado ao estádio, em, homenagem ao seu genro Djairo Avelino um dos maiores desportistas de Eunápolis, e na foto o único filho homem de Araujão José Riz, que discursou no evento, Dr Feruk e logo atrás, Djairo Avelino.