Em muitos outros países este fato se repete todos os dias, são bombas que matam mulheres idosos e crianças, são conflitos raciais, guerras pelo mundo afora, mas como o fato foi em Eunápolis, todo mundo acha que foi um acontecimento mundial, e realmente foi, foi por falta de autoridades competentes, que se dizem inteligentes mas não enxergam a um palmo diante do nariz, são secretários que ficam por detrás de suas mesas em salas refrigeradas e com uma secretária servindo água gelada e cafezinho, mas com a população que vive paralela á violência ou a população carcerária do país, ninguém sabe de nada.
São coisas do PT, Lula nunca soube de nada em relação ao mensalão, embora todo mundo soubesse, ele o Presidente não sabia da nada, a reportagem do rota51.com a tempos, em Porto Seguro, perguntou ao Governador Jaques Wagner sobre a violência na região do estado que ele governa, ele disse que estava sabendo naquele momento através da reportagem deste portal de noticias, o que sabe um governador que terminou uma obra iniciada por Paulo Souto a duras penas, aonde o diretor que já vinha sendo investigado deste Teixeira de Freitas veio dirigir esta unidade prisional, e Acabou preso mais 9 agentes, todos por corrupção, o Governador não sabe nada.
Uma unidade prisional construída para pouco mais de 400 detentos e ostenta uma população carcerária de mais de 600 homens, onde as facções de Eunápolis convive com a de Porto Seguro, uma unidade prisional que há muito já se sabia que terminaria desta forma e, guarnecida por agentes civis e desarmados? Onde está a segurança policial do presídio? Se a própria cidade está jogada ás traças com um governo que não vem na cidade e quando vem sai pela porta dos fundos?
Agora a lista dos mortos, a saber, que todos eles são de porto Seguro e alguns, autores de crimes horríveis, sabendo que dentre eles havia um possível estuprador? Então nada diferente poderia se esperar, só não se esperava uma rebelião com esta magnitude; morreram Glimarim Soriano dos Santos acusado de ser o autor de mais de 20 crimes em Porto Seguro, Sulivam Santos Marinho preso por tráfico de drogas, Luzinê Araujo dos Santos, condenado a 37 anos de cadeia por ter estuporado e matado uma criança de 3 anos em Arraial D’Ajuda, era caseiro, Melque silva Souza participou de uma chacina em que 3 mulheres foram mortas no Alecrim em Eunápolis, Geraldo Oliveira Andrade e Valério Pereira Silva.
Tudo isto começou qu7ando os agentes foram fazer uma revista nas celas da ala A, os detentos se rebelaram, começou a confusão, eles arrebentaram a grade da cela 23 , onde ficam os presos do “seguro”, que foram arrastados, amarrados, espancados e depois jogados ao chão e logo a seguir, jogaram colchões em cima e atearam fogo, sendo que os 6 detentos morreram carbonizados e vivos. Todas as celas foram destruídas, e na tarde desta 4ª feira, segundo informações os 20 detentos mais perigosos e que começaram toda rebelião foram transferidos.
O rota51.com está buscando mais informações sobre o caso e dentro em breve teremos mais noticias sobre o andamento da situação, reconstrução do presídio, para onde foram, se possível quais os detentos transferidos, todas estas noticias estão sendo rastreadas para as próximas noticias.