A operação é resultado de trabalho de inteligência, com foco na prisão de criminosos e na desarticulação de estruturas financeiras ligadas ao tráfico de drogas.
Oito mandados de prisão foram cumpridos pela Polícia Civil da Bahia, na quarta-feira (29). Entre os presos estão dois homens, de 37 e 24 anos, identificados como autores do homicídio de um homem em situação de rua, morto a tiros e com o corpo incendiado na Praça da Matriz, no centro de Feira de Santana. As investigações apontaram ainda o mandante do crime, uma liderança do tráfico local, que segue foragido.
A operação alcançou também investigados ligados ao núcleo financeiro de uma organização criminosa com atuação em Feira de Santana, resultando na prisão de cinco pessoas. Esses alvos são investigados por lavagem de dinheiro e associação ao crime organizado, atuando na movimentação de valores e bens provenientes do tráfico de drogas.
Outro mandado foi cumprido contra um suspeito de 27 anos, condenado pelo homicídio de três jovens no distrito de Jaíba. O crime, de natureza dolosa (com intenção de matar), foi cometido com um veículo utilizado como arma, quando o autor atropelou as vítimas. A prisão foi decretada pela Vara do Júri, após o trânsito em julgado da sentença.
A operação é resultado de trabalho de inteligência, com foco na prisão de criminosos e na desarticulação de estruturas financeiras ligadas ao tráfico de drogas. A ação representa mais um avanço nas estratégias de combate ao crime organizado no interior do estado, em uma operação conjunta entre a Delegacia de Homicídios (DH/Feira de Santana) e a 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana), voltada ao enfrentamento de homicídios e à repressão a grupos criminosos com atuação na região.
Três suspeitos de homicídios são presos durante a Operação Sentinela

Armas de fogo utilizadas em crimes ocorridos em Salvador foram apreendidas
Três suspeitos de homicídios foram presos e armas de fogo utilizadas em crimes ocorridos em Salvador foram apreendidas durante a Operação Sentinela, deflagrada nesta quinta-feira (30), pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Mais de 40 policiais civis participaram das diligências, realizadas nos bairros de Dom Avelar, São Marcos, Boca do Rio, Jardim das Margaridas e Massaranduba. A ação integra a Operação Impacto, que tem como foco o combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Em Dom Avelar, um dos suspeitos, apontado como autor de um homicídio ocorrido em maio de 2025, tentou fugir pulando pelas lajes de residências vizinhas, mas foi capturado. Com ele, os policiais apreenderam uma pistola 9 mm, um revólver calibre 38, munições e dois celulares. O homem foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições.
Outro investigado foi preso no Jardim das Margaridas, em cumprimento a um mandado de prisão por um homicídio registrado em julho deste ano, em Vila Canária. O terceiro suspeito foi localizado na cidade de Osasco, em São Paulo, após troca de informações entre a Coordenação de Operações e Inteligência do DHPP e a Polícia Militar de São Paulo. Ele é acusado de envolvimento em um homicídio ocorrido em março de 2024, no bairro de Pernambués.
O material apreendido foi encaminhado para a perícia, e as investigações seguem para identificar outros integrantes de grupos criminosos.
Priscila Carvalho / Ascom-PCBA e Pedro Moraes / Ascom-PCBA
30.10.2025
