Na volta às aulas presenciais, a Prefeitura de Porto Seguro está disponibilizando um importante serviço de atendimento psicológico para os alunos e seus familiares, professores e corpo técnico da rede municipal de ensino.
Para discutir o assunto, foi realizada uma reunião pedagógica, dia 14/03, conduzida pelo coordenador pedagógico, Epaminondas Castro, com a participação da coordenação da Educação Especial Inclusiva, Lucrécia Aquino e Danillo Palmeira, além de diretores escolares.
Durante a reunião, no formato on-line, foi discutida a organização do trabalho dos psicólogos nas diversas unidades de ensino.
Inicialmente, cinco profissionais irão atender às necessidades dos estudantes, divididos por área geográfica, nas escolas do Complexo do Baianão, Litoral Sul, Indígenas e do Campo. Também será ofertado o apoio aos profissionais da educação.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial Inclusiva, Lucrécia Aquino, o setor elaborou fichas para auto-observação dos alunos e outra específica para os profissionais da educação. Através desse material será possível identificar a natureza da demanda e organizar a ordem de prioridade para os atendimentos. “Observamos que muitos alunos e profissionais estão apresentando demandas ligadas a questões psicológicas, dessa forma, precisamos intervir antes que o problema se agrave”, observa.
Lucrécia informa ainda que no caso dos alunos, a proposta é estender o atendimento também para seus familiares. “Quando o aluno apresentar qualquer demanda de saúde mental que possa influenciar no seu desempenho, iremos oferecer esse apoio para que eles possam se desenvolver e obter melhores resultados de aprendizagem no ambiente escolar”, enfatiza. Ela acrescenta que o município é pioneiro na Bahia na prestação desse tipo de apoio psicológico aos alunos da rede municipal de ensino.
Secom – Prefeitura de Porto Seguro