• Home
  • Notícias
  • Eunápolis
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • Saúde
  • Ação Social
  • MODA
  • P. R. Barbosa MARKETING ME CNPJ 08.488.519/0001-72
Rota 51 - Notícias em tempo Real.
  • Home
  • Notícias
  • Eunápolis
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • Saúde
  • Ação Social
  • MODA
  • P. R. Barbosa MARKETING ME CNPJ 08.488.519/0001-72
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Eunápolis
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • Saúde
  • Ação Social
  • MODA
  • P. R. Barbosa MARKETING ME CNPJ 08.488.519/0001-72
No Result
View All Result
Rota 51 - Notícias em tempo Real.
No Result
View All Result

Alvo de ação, ‘Dadá’ controla o tráfico de Caraíva escondido na Rocinha e fugiu por passagem secreta de festa em casa no Vidigal

Paulo Barbosa Por Paulo Barbosa
20/04/2026
in Civil, Especial, Eunápolis, Justiça, Notícias, PM/PETO/RONDESP/CAEMA, Polícia, Segurança
0
0
COMPARTILHE
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Segundo a polícia, Ednaldo Pereira Souza, chefe do tráfico no Sul da Bahia, conseguiu escapar deixando para trás mulher e filhos. Tiroteio intenso deixou moradores e turistas ilhados.

Por Mahomed Saigg, g1 Rio e TV Globo

20/04/2026 07h26  Atualizado há 2 minutos

A operação realizada na manhã desta segunda-feira (20) na comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio, teve como principal alvo o traficante Ednaldo Pereira Souza

Conhecido como Dadá, ele é apontado pelas investigações como chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), que atua no tráfico de drogas no extremo sul da Bahia, na região de Caraíva e Trancoso.

Segundo a investigação, em 2024 ele fugiu da prisão na Bahia, se aliou ao Comando Vermelho e se escondeu na Rocinha, em São Conrado. Neste feriadão de Tiradentes, alugou uma casa no Vidigal, comunidade vizinha, e recebia a família e amigos para uma festa.

Como era monitorado pelo MP baiano, a Polícia Civil do Rio foi avisada da movimentação e realizou a operação para tentar prendê-lo, mas o bandido conseguiu fugir, por uma passagem secreta, deixando mulher e filhos para trás.

Segundo apurou a TV Globo, a passagem era tão estreita que policiais com coletes à prova de bala não passaram pelo buraco.

Uma mulher, identificada como Núbia Santos de Oliveira, mulher do traficante Wallas Souza Soares, foi presa na operação. Segundo a investigação, ela ajudava a lavar dinheiro da facção.

Em delação premiada, Joneuma afirmou que o ex-deputado federal Uldurico Junior (PSDB) teria recebido R$ 2 milhões para ajudar na fuga de Dadá e de outros 15 detentos. A defesa de Uldurico nega as acusações (veja a nota no fim da reportagem).

Joneuma disse ainda que, segundo Uldurico, metade do dinheiro da fuga seria para um chefe, se referindo ao ex-ministro Geddel Vieira Lima. À época, Uldurico estava filiado ao MDB, partido que tem Geddel como um de seus líderes na Bahia.

Ela relatou que Uldurico costumava encaminhar mensagens supostamente enviadas por Geddel, cobrando os valores. Procurado pelo g1, o político negou envolvimento com o caso.

O Ministério Público da Bahia também identificou que Joneuma teve um relacionamento com Uldurico Junior e engravidou do então parlamentar à época.

Uldurico foi preso na semana passada, na Bahia, no âmbito do inquérito que investiga o domínio do tráfico dentro do presídio de Eunápolis.

  • Ex-deputado preso por suspeita de negociar fuga de detentos disse que Geddel receberia R$ 1 milhão, afirma ex-diretora em delação
  • Dinheiro em caixa de sapato e reuniões privadas com detentos: o que diz ex-diretora de presídio que facilitou fuga em massa
  • Durante a ação, dezenas de pessoas ficaram ilhadas na região do Morro Dois Irmãos. Turistas relataram que não conseguiram descer por medo do confronto e ficaram apreensivos com a intensidade dos disparos. Moradores também disseram que o barulho dos tiros durou vários minutos e que o comércio local chegou a fechar as portas.
  • Por causa da operação, o trânsito na região foi afetado. A Avenida Niemeyer chegou a ficar fechada no sentido Vidigal durante o confronto, mas foi liberada posteriormente. No sentido Leblon, a via permaneceu aberta.
  • O que dizem os citados
  • O g1 e a TV Bahia entraram em contato com a defesa de Joneuma, mas não receberam resposta até a última atualização desta reportagem.
  • A defesa de Uldurico Júnior informou que todas as alegações da delação são falsas, com intuito de se livrar da responsabilidade.
  • “Uldurico jamais teve conhecimento de plano algum de fuga, nem recebeu dinheiro nenhum por tal fato, o que pode ser facilmente comprovado. Tanto a defesa quanto o acusado estão colaborando com a Justiça para que a verdade prevaleça”, afirmou.
  • Em entrevista ao g1, Geddel Vieira Lima também negou envolvimento com o caso.
  • “Eu fui tomado de profunda indignação com esse negócio, de saber que a gente termina convivendo com criminoso e só descobre que a pessoa é criminosa depois que o crime aparece. Fui colega do pai e dos tios desse rapaz, ele foi candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, o partido [MDB] tentou ajudar… Sempre o tratei com carinho e fui surpreendido com a delação dessa mulher, que eu nunca vi, não sei quem é, nunca tive relação”, ressaltou o político.
  • “Ela diz coisas não sobre mim, mas que ele disse para ela. No fundo, ele estava vendendo meu nome descaradamente para acalmar ela, como se eu fosse protegê-lo. O inquérito da polícia mostra quem recebeu o suposto dinheiro. O pai dele, outros vereadores, com PIX, e não faz nenhuma referência a mim”.
  • Para Geddel, Uldurico é “irresponsável, inconsequente e leviano”. Ele disse que se sentiu “apunhalado”. “Trata-se de uma conversa entre dois criminosos. Ele certamente vendendo meu nome para tentar acalmar a cúmplice dele nesse crime horrível que cometeram”, acusou.
  • Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que tem colaborado “de forma irrestrita” com todas as informações necessárias à investigação, desde que a fuga em massa ocorreu.

 

 

Paulo Barbosa

Paulo Barbosa

Next Post
OPERAÇÃO INTEGRADA DE SEGURANÇA PÚBLICA RESULTA APREENSÃO DE FUZIL E NA NEUTRALIZAÇÃO DE INDIVÍDUO DE ALTA PERICULOSIDADE EM PORTO SEGURO.

OPERAÇÃO INTEGRADA DE SEGURANÇA PÚBLICA RESULTA APREENSÃO DE FUZIL E NA NEUTRALIZAÇÃO DE INDIVÍDUO DE ALTA PERICULOSIDADE EM PORTO SEGURO.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2025 Rota51 - Todos Direitos Reservados.

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Eunápolis
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • Saúde
  • Ação Social
  • MODA
  • P. R. Barbosa MARKETING ME CNPJ 08.488.519/0001-72

© 2025 Rota51 - Todos Direitos Reservados.