Na reunião que aconteceu na sede do Sindicatos dos taxistas, no alto da Boa Vista, entre a Associação dos ambulantes, Dr. João Alves, Pedro Bonomo, o engenheiro Yuri, da prefeitura, o advogado da associação Dr. Leonardo, Dr. Vasconcelos também participou ativamente do ato, o presidente da associação Jaques Douglas Santos e sua diretoria. Dr. João ao falar a todos, disse que está propondo a todos um consenso, no sentido de resolver de uma vez por todas a situação dos ambulantes de Eunápolis, Dr. João acionou a prefeitura, através do secretário de infra estrutura Pedro Bonomo, o engenheiro Dr. Yuri, e de quebra o prefeito Robério, se Robério não construir o camelódromo, ele será processado e, isto não é bom pra Robério, o que ele tem que evitar agora, é ganhar processos novos, primeiro ele precisa se libertar dos antigos e, que não são poucos.
Na conversa com os ambulantes, Dr. João disse que, primeiramente deveria ser no local anteriormente asfaltado em frente ao mercado D. Alzira a, mas ponderações feitas não será lá. O jeito é restaurar o antigo camelódromo, que foi derrubado por Robério em suas primeiras administrações e o espaço será reativado. As barracas de alimentação que foram carregadas, serão devolvidas tão logo, a prefeitura determine um local para as mesmas, como também para os vendedores de água de coco. Porém as barracas de alimentação deverão ser fiscalizadas e por se tratar de alimentação, a vigilância sanitária, deverá inspecionar primeiro, Dr. João disse que a prioridade será para os ambulantes de Eunápolis, e as vagas restantes serão então, distribuídas para os que estão chegando á cidade. Dr. João deixou claro, que, quem teimar, além de ter as mercadorias apreendidas, os donos das mesmas serão presos e, processados na forma da lei, e que ninguém dê uma de espertinho e tente burlar, o que já foi determinado.
Dr Leonardo como advogados da associação, também falou da necessidade de um local definitivo, para os ambulantes para que não fiquem jogados de um lado para o outro a espera de um abrigo, o prefeito depois de acionado, determinou que, seja feita uma construção imediata, ou seja, nesta 6ª feira, todos deverão retirar suas mercadorias, podem instala-las no local em frene ao mercado D. Alzira, e a prefeitura terá 1 semana de 2ª a 2ª, para recuperar o antigo camelódromo e, Pedro Bonomo disse que esta primeira fase da obra está orçada em 100 mil reais.
Depois de muitas explicações, perguntas, dúvidas, alguns tentando arranjar um jeitinho, Dr. João foi enfático em dizer, “ou vai pelo amor, ou vai pela dor“. Ao final do encoro, todos, até certo ponto meio aborrecidos por não poderem trabalhar, mas acabaram aceitando a situação, para poderem ter um local definitivo para trabalharem sem que o MP esteja no pé dos teimosos, e como vivem das vendas de suas mercadorias, ninguém perde nada, quem teve as mercadorias apreendidas terão tudo de volta e um local para trabalharem.
A associação tem 80 associados e apenas 50 compareceram, por outro lado, Dr. João disse que não adianta ninguém ir sozinho ao MP para conversar, a solução será através da associação e de forma coletiva. Outra coisa que Dr. João deixou bem claro, a priori, o camelódromo será para os ambulantes de Eunápolis, quem for de Porto Seguro, que acerte as coisas com o promotor e a prefeita de lá, porque uma coisa é certa, os ambulantes de Porto Seguro, invadem Eunápolis, mas não permitem que os de Eunápolis trabalhem por lá, justiça seja feita, Dr. João deu um tiro na mosca, lei é lei, e é válido pra qualquer lugar.
No evento esteve presente o vereador Gildair, que em seu discurso afirmou que ele foi eleito pelo povo e é pelo povo que ele quer trabalhar, Gildair afirmou que não está em campanha eleitoral que já foi eleito e agora o negócio é trabalhar. Disse que com seus 1700 votos ele é representante do povo e que, abraçou a causa dos ambulantes e vai lutar junto ao prefeito, para uma solução rápida para o problema, pois os ambulantes não podem deixar de trabalhar Gildair colocou que, muitos não votaram nele, podem ter votado em Robério, mas este voto também vale, vale lutar pelo povo e a sobrevivência dos ambulantes. Gildair foi muito feliz em seu discurso e, ele sabe que os ambulantes esperam dele uma posição firme junto ao prefeito, o difícil vai ser Gildair encontrar com o prefeito Robério, ele foi eleito por Eunápolis, mas não sai de Porto Seguro, pois quando tem que despachar documentos, estes são levados pra lá e lá ele assina tudo, mas como Pedro Bonomo vai estar por aqui, sempre, a coisa pode ficar mais fácil, principalmente com Dr. João no calcanhar do prefeito, e agora em seu 3º mandado, ele sabe quanto pesa os processos que ele carrega nas costas, e “lagartixa sabe onde bate a cabeça”