Tendo “quórum” e depois da oração do Pai Nosso, foi aberta a sessão, com o diretor legislativo Milton Guerreiro lendo a ata da sessão anterior que foi votada e aprovada, e em seguida o 1º s3ecretárioi Pedro Queiroz, leu a Ordem do Dia, sendo que a secretaria de educação profª Jovita ima, enviou ofício ao presidente da Câmara, Valdiram Marques, dando conta de que está ciente da situação escolar e tomando todas as providencias para resolver o problema educacional do município.
Em seguida o presidente Valdiram Marques, anunciou o intervalo parlamentar de 15 minutos, para que os vereadores pudessem tomar um cafezinho e alicerçar os discursos e votações.
No retorno foi aberto o pequeno expediente, para que os vereadores pudessem mostrar seus projetos e indicações, sem distorcer o assunto.
Ademir Freire, reclamou que o auditório estava vazio, e argumentou que, somente quando uma associação, sindicato ou outra entidade qualquer quer pedir aprovação de algo que os beneficie, é que o auditório enche. Depois o vereador, solicitou ao chefe do executivo que asfalte a rua Bom Jesus no bairro Juca Rosa, está chovendo no molhado, depois que o prefeito anunciou que a prefeitura dispões de 12 milhões para obras de infra estrutura na cidade, e ele está apenas no início de seu mandato, agora é so esperar. Com relação à presença de público no auditório da Câmara de Vereadores, ou a falta dele, como reclamou o vereador, é uma questão de trabalho, com projetos auspiciosos, indicações expressivas, discursos bem elaborados para se ter algo a mostrar, porém vereador de “redes sociais”, em muitos casos demostra que, nem sempre o trabalho é direcionado, pois pelas redes sociais, pode se vender de tudo, até carne de sol, parlamentarismo exige profissionalidade e respeito para com o leitor.
Rogério Astória, pede ao chefe do executivo que faça a manutenção da praça do Bairro Santa Isabel, hás muito abandonada, e é onde os moradores locais, além do descanso, fazem suas caminhadas, além disto, tem o acumulo de mato e sujeira, que acumula animais e bichos peçonhentos.
Renato Bromochenkel, pede uma solução para a rua Caribe no bairro Dinah Borges, onde quando chove, fica intransitável, o alagamento torna os moradores da rua, cheios de dificuldades para suas locomoções. Pois sem uma infra estrutura digna do bairro e seus moradores, a referida rua, não trem uma infraestrutura digna da contenção de água, aliás a cidade não tem um escoamento capaz de minimizar esta situação.
Já no “grande expediente”, Rogério Astória retornou à tribuna e falou sobre a situação dos serviços públicos, tais como educação, saúde, abandono da zona rural, dando conta de que, esta situação vem desde o governo passado, mas é preciso sensibilizar a administração atual sobre estes problemas. Depois Rogério criticou algumas atuações de vereadores, dando conta de que é preciso que algumas coisas sejam observadas, tais como a nomeação de um chefe de transportes da Câmara, Rogério demonstrou insatisfação e disse que “roupa suja se lava em casa”, porém o presidente da Câmara, rebateu o assunto, dizendo que esta é uma prerrogativa do presidente.
Jorge Maécio, mencionou o dia Mundial da água, dando conta de que não estão dando muita importância à preservação dos mananciais de água na região, não está havendo o devido cuidado com as matas ciliares, e com isto, as fontes poderão secar em breve. Depois o vereador mencionou a produção alimentar do campo, onde PENAE, que permite o PAA adquirir alimentos do campo para as escolas, beneficiando com isto o agro negócio, solicitou também a limpeza e os cuidados devidos com a lagoa perto do colégio modelo, e que esta é uma questão ambiental, e é preciso ter o devido cuidado. Jorge Maécio, deu conta de um oficio recebido por ele, da secretaria de educação, dando conta dos cuidados de sua pasta, em relação à contratação de professores e auxiliares, mas, muitos desistiram, podendo haver novas contratações para o setor.
Wellington Pereira, na tribuna abordou o dia Mundial da água, falando da requalificação do parque do Gravatá, e pedindo os cuidados devidos com uma nascente na rua das Tangerinas.
Por outro lado, o vereador Saulo Cardoso, fez um discurso de oposição magoada, criticando o secretário de infra estrutura, que não atende o telefone, deixa serviços pela metade, e que se não est[á satisfeito em sua secretaria que deixa para quem quiser cuidar e retorne para sua cidade que é Porto Seguro, Saulo Cardoso, diante das críticas ao referido secretário, Saulo Cardoso, fez igual mãe nervosa corrigindo menino teimoso “desceu o short e sentou a taca”.
A ORDEM DO DIA, foi toda votada e aprovada pelos 16 vereadores presentes, com apenas a falta do vereador Gildair da telha sul, por solicitação do presidente Valdiram Marques, os projetos foram todos votados e aprovados, porém as indicações foram todas aprovadas em bloco e está registrada nesta edição do rota51.clom, nova sessão legislativa, na próxima 5ª feira 27/03, na Câmara de Vereadores às 08:30 minutos da manhã.