Depois de lido um trecho bíblico e da Oração do Dia, foi lida pelo diretor legislativo Milton Guerreiro, a ata da sessão anterior que foi aprovada e, depois foram lidos os projetos e indicações da Ordem do dia, na sequencia foi feito o intervalo regimental de 15 minutos. Mas antes uma observação do presidente da casa, Jorge Maécio, pois em todas as sessões os vereadores, ficam na sala do cafezinho, conversando e confabulando as ações do dia, e por isto a sessões que deveriam começar às 08hs e 30m, sempre começa depois das 9 horas e o presidente disse que a partir da próxima sessão, tudo vai mudar, se na hora certa, não estiverem todos no plenário, a sessão será encerrada por falta de quórum.

Depois do intervalo, foi aberto o pequeno expediente, onde falou o vereador Zé Carlos, que dentre outros assuntos debatidos, veio a vez da EMBASA, sempre abre os buracos para novas instalações, mas que nem sempre faz um serviço de excelência, pois a terceirizada arrenta o asfalto, e depois faz um serviço mal feito, com relação ao esgotamento sanitário, que já deveria ter sido feito há muitos anos, ainda é um assunto que sempre merece debate, pelo descaso para com a cidade, par finalizar, Zé Carlos disse que parece que Eunápolis não tem homem, que tome uma atitude e coloque a coisa para funcionar, e que Eunápolis é uma cidade cheia de buracos e estes, cheios de b,,,, , Zé Carlos ainda mencionou Teixeira de Freitas, com quase toda e, Itamaraju com a cidade toda pronta, Porto Seguro da mesma forma mas só Eunápolis, é que ainda se faz fossas sanitárias.

Mais uma vez o vereador Francis foi à tribuna e fez severas críticas à secretária de saúde, dizendo que o HGE falta dipirona, buscopan e antibióticos, e que as cirurgias eletivas não estão sendo feitas, Francis teceu severas críticas, que no HGE tem morrido muita gente e que Eunápolis não pode esperar, o vereador falou que nas UBS não tem médicos e que as faltas na saúde são muitas. Francis argumentou que foi marcada uma reunião com a secretária e ela não compareceu e que uma outra reunião com a secretária será marcada, para ver se ela a parece e explica a tal situação do HGE. Depois da sessão a reportagem do rota51.com perguntou ao referido vereador, porque ele não fala nada da direção do HGE, pois como diretor, o Sr. Lúcio França, é quem deveria tomar esta atitude de cobrança, Francis disse que Lúcio, sempre manda ofícios e solicitações, mas a secretária não atende. Então a reportagem tem uma opinião diferenciada, se o diretor do HGE Lúcio França, de uma forma ou de outra, aciona a referida secretária, e ela não atende, então já passou da hora de ele, diretor do HGE, procurar a prefeita e formalizar uma reclamação se não o faz, é porque tem alguma coisa errada, e as críticas caem somente sobre a secretária, a reportagem ainda perguntou ao vereador se ele está passando a mão na cabeça de alguém, e ele respondeu que não, mas se for feita uma busca, verá que tem gente aí com a ficha suja, e lambuzada pela justiça e o vereador nada fala, pode até ser que não, mas ao que parece, tem gato no saco e a secretária é quem paga o pato, vamos ver os próximos capítulos desta novela.

Thiago Melo, ao iniciar o seu pronunciamento, enalteceu o Dia do Historiador, falou da semana da juventude, das comemorações de lazer, esporte, cultura, elogiou o secretário de esportes, que idealizou a semana da juventude e mostrou que tudo pode ser feito, e que é preciso envolver a todos com estes projetos, e que foi um dia muito proveitoso no ginásio de esportes, porém o vereador precisa saber que, praticamente em quase todos os bairros existem quadras poliesportivas e que precisam ser ativadas, para dar ao jovem, uma maior condição de participações, como no caso da quadra do Dinah Borges, alvo de uma reportagem do rota51.com. Depois o vereador falou da COELBA, SOBRE A TAXA DE Iluminação Pública a antiga TIP, que não está sendo mais repassada, e isto está gerando um projeto na CME, para que a COELBA, possa continuar repassando o que agora se chama COSIP e, que o município possa continuar cuidando da iluminação pública, pois existem muitos bairros sem postes, sem redes e sem a iluminação pública. Pois de acordo com o vereador Thiago Mota a COELBA, recebe a taxa e não repassa e por isto, existe a dificuldade de a prefeitura fazer a manutenção da iluminação pública.

Usando a tribuna, o vereador Jorge Maécio, disse que há 6 anos atrás, ele enviou ao plenário um projeto de lei, onde solicitava um espaço de lazer, para idosos, onde haveria um espaço para brinquedoteca, artesanato, mas que a gestão passada não sancionou o projeto aprovado e que o projeto foi parar na “5ª gaveta”, mas que agora este projeto será novamente levado a plenário par sua votação e aprovação, e espera-se que a prefeita Cordélia Torres, não engavete mais este trabalho. Jorge Maécio junto com o vereador Ueliton Morais, apresentaram e que depois de votada foi aprovada ,a indicação de nº 196, que a prefeitura abra concurso, par aumento do efetivo da GCM, Guarda Civil Municipal que no momento não tem homens suficientes para atenderem a demanda da segurança da cidade e com isto, arranjar um local definitivo, para que os guardas possam ter um local para ficarem, sem ter que estarem sendo mudados a toda hora.

Já o vereador e pastor Renato Bromochenkel, também falou do dia do Historiador, dia do ciclista e da fotógrafo, depois falou da rua Getúlio Vargas no Juca Rosa e, que liga ao bairro Sapucaieira, pois alí é preciso que a prefeitura tome uma determinada providencia, pois até para se pegar o lixo é uma dificuldade muito grande, e não parou por aí, em se tratando de lixo, a cidade está deixando muito a desejar, e que é preciso arranjar uma forma de recolher o lixo, pois as pessoas colocam o lixo nas esquinas e com isto, animais e aves se ajuntam e vira um pandemônio só e, que se for necessário, que aumente o numero de pessoas que fazem esta coleta, para ver se a cidade fica um pouco mais limpa. Por outro lado uma discussão importante, que o vereador Renato, começou na semana passada, esta semana ele abandonou o assunto que é a “zona azul”, na ultima se3ssão, Renato Bromochenkel fez um discurso voltado para a sociedade, em relação a zona azul, fez uma denuncia séria e nesta 5ª feira 19/08, ele nem tocou no assunto, é por isto que ninguém leva muito a sério, o que alguns vereadores falam na CME, começam um assunto de interesse da população e abandonam o mesmo, deixando o referido assunto jogado a esmo, a sociedade está cheia, de discursos vazios, sem noção, e muitas vezes, só para atender os pedidos de um ou outro eleitor, mas que não são completos para a sociedade em geral.
Uma novidade foi o jornalista e escritor Jackson Domiciano, que foi falar na tribuna da CME, mas isto é assunto para uma matéria específica. Nova sessão, será na próxima 5ª feira 26/08, Às 08hs30m, na ME av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.




































os vereadores falam demais por não ter anda a dizer…
os vereadores falam demais por não ter nada a dizer…