Com a presença maciça de todos os 17 vereadores, a Câmara Municipal se reuniu nesta manhã, tendo o vereador Renato Bromochenkel feito as honras da casa, lendo um salmo bíblico e depois todos fizeram Oração do Pai Nosso, al todo foram 5 sessões, sendo uma ordinária e outras 4 extraordinárias, isto para as votações de projetos, que não foram votados nas sessões, onde por falta de “quórum”.
Para tanto, a Ordem do Dia e todas as votações estão registradas nesta matéria, sendo em sua maioria todas aprovadas, algumas rejeitadas, outras com abstenções, mas na realidade, cumpriu-se a atenda do final deste ano de 2024.
Dentre asa matérias rejeitadas, estão o projeto de decreto 15/24, da mesa diretora, que indicava o cargo de diretor presidente da ARSEU, agencia reguladora de água e esgoto, Sr José Gonçalves, outro projeto também da mesa diretora, 16/24 quer indicava o nome do diretor financeiro da ARSEU, O Sr. Artur Mendonça Silva, e o projeto da mesa diretora, 17/24, também da mesa diretora, que indicava o nome do Sr. Marcelo Martins para o cargo de diretor técnico operacional, estes projeto, tiveram uma votação contra e nem foram colocados para votação em plenário.
Outros projetos rejeitados foram os de numero 03/24 do executivo que doava uma terreno para a Loja Maçônica Templários de Eunápolis e o projeto 21/24, também do executivo para doação de um terreno para a DESCO Outros projetos que foram reprovados foram os 22/24; 23/24,e 27/24 que transformava área rural em área urbana, aumentando assim os limites de Eunápolis, e o parcelamento de débitos contratuais. E que altera a forma de concessão de gratificação a membros da procuradoria geral do município.
Um projeto que teve uma reprovação imediata foi o 32/24, que alterava a taxa de iluminação pública, o vereador Renato Bromochenkel, colocou a boca no trombone, quando disse que votava contra, porque nem as luzes de “led” que foram prometidas, não fora colocadas, e depois a iluminação da cidade está abaixo da crítica.
Fora os projetos reprovados, todos os demais foram aprovados, alguns com ressalvas, e outros em sua maioria.
Por outro lado, ainda em tempo, o projeto que estima receita e despesa do município para o exercício de janeiro de 2025, embora tenha a rejeição do vereador Renato Bromochenkel, o projeto de reajuste de vereadores e outras despesas foi aprovado.
O que não foi votado foi colocado para votação, foi o projeto 01/24, da mesa diretora, que instituía a comissão de ética e decoro parlamentar da câmara de vereadores.
Um dos projetos mais importantes que foram votadas, foi o da ADRA, um projeto de doação de terreno para a igreja adventista, onde será construída uma entidade, para que profissionais de saúde, posam cuidar de drogados, drogados em recuperação e para todos os seus familiares, é um projeto abrangente, totalmente social e que irá depois de colocado em ação, cuidará de muitas famílias e seus entes queridos em processo de recuperação.
Todos os demais projetos aprovados, tiveram um cunho social específico, dentro de um contexto politico que poderia terem sidos aprovados há muito tempo, mas fazer o que? O que não foi feito com tempo, tempo teve de ser feito, às pressas em final de mandato.
Um projeto que teve a aprovação de todos e por unanimidade, foi a denominação de plenário, em homenagem ao ex vereador e ex presidente da Câmara Municipal, falecido recentemente, e par tanto, o presidente Jorge Maécio, determinou ao diretor legislativo Milton Guerreiro, que mande confeccionar uma placa denominando: “PLENÁRIO AMÓS BISPO PEREIRA.”
Nesta última sessão foi feita uma foto com todos funcionários municipais que foram agraciados com seus projetos e também com todos os vereadores desta gestão atual, que terminou neste 19/12 2024.
Nesta última sessão de 2024, que ainda poderá ter convocação ou convocações extraordinárias, estiveram presentes alguns vereadores recém-eleitos no último pleito municipal; destacando Ubaldo Suzart, Wellington Rodrigues (negão da água), Josemar da Saúde, Saulo Cardoso, Ademar Freire, e Rogério Astória.
Registrou-se também a presença de alguns assessores do prefdeito eleito Robério Olivira, que deverá tomar possa no próximo dia 1º de janeiro de 2025, como no caso o Dr Rony, assessor da velha guarde sempre ao lado de Robério no 3 ultims mandatos e agora, completando o 4º mandato, sempre como fiel escudeiro do grande chefe politico.
Boa noite faltou orçamento do ano que vem foi aprovado ? Aí na matéria não diz que foi aprovado