Depois da chamada nominal dos vereadores, da Oração do Dia pelo Pr. Robson Rocha, da leitura da ata da sessão anterior pelo diretor legislativo Milton Guerreiro que foi apreciada, votada e aprovada, o 1º Secretário vereador Jorge Maécio, leu a Ordem do dia, contendo todas as indicações num total de 06 e dos projetos do legislativo, 15 no total, depois foi feito o intervalo regimental de 15m, para então retornar aos trabalhos da casa.
No pequeno expediente falou o vereador Lucas leite falando do seu projeto que institucionaliza o Dia da Capoeira, arte esta, já reconhecida pela UNESCO e depois falou dos títulos de cidadania a serem dados aos deputados Valdenor Cordeiro e a José Raimundo, para estas indicações, Lucas Leite disse que ambos têm feito muito pela cidade, citando, por exemplo, a Faculdade de Medicina e a Plena da Secretária de Saúde.
Depois foi a vez do grande expediente, quando o vereador José Carlos, defendeu com unhas e dentes a gestão do prefeito Neto Guerrieri, citando que ele paga em dia os funcionários da prefeitura, mesmo em tempos de crise quando muitas prefeituras estão parcelando estre pagamento, citou que uma emissora de rádio está denegrindo a imagem do prefeito, que tem feito obras de qualidade por toda a cidade, José Carlos afirmou que o prefeito Neto tem gastado mais em tapar buracos, do que em muitas ruas em que colocou asfalto novo e, que piche e areia não é asfalto, como no caso da rua do Cajueiro e, que se o asfalto ainda não chegou em sua rua, pode esperar que dentro em breve estará chegando, Zé Carlos só faltou dizer que muitas ruas de Eunápolis estão na papelada como calçadas ou asfaltadas, e que o dinheiro sumiu, e é por isto que muitas ruas estão sem pavimentação, mas que isto está sendo resolvido. Para terminar, Zé Carlos citou a UPA e a creche do bairro Alto da Boa Vista, que são obras do Governo Federal, e que a verba não chegou por isto as obras estão paradas, a saber, que a UPA do Rosa Neto foi tão malo feita que está se deteriorando sem usar.
Ao usar a tribuna, o vereador Zé Pelanca, ao contrário de Zé Carlos, fez as maiores criticas ao governo Neto, falando que o bairro Juca Rosa está totalmente abandonado, que o mercado precisa ser reativado, ruas sem asfalto ou calçamento, criticou mais uma vez a invasão de terrenos da prefeitura, que muita gene construiu ou está construindo sem necessidade e que muita gente que realmente precisa está pagando aluguel. O vereador Zé Carlos disse que por falta de verbas do Governo Federal muitas obras estão paradas, principalmente na Colônia dentre outros bairros, mas disse que vereador Zé pelanca que ele como vereador, tem todo direito de ir pessoalmente o prefeito e fazer as devidas cobranças.
Já o vereador Dr. João Lopes, solicitou que a Secretaria de Segurança e o Governador do Estado, destine 6 postos móveis da PM em bairros da cidade, par que com isto diminua a violência da cidade, segundo o vereador Dr. João, em Vera Cruz, distrito de Porto Seguro, mortes aconteciam todos os dias e muitas vezes eram 2, 3 ou mais como uma chacina que aconteceu onde morreram 5 pessoas, depois que foi colocado um posto móvel, a violência no distrito diminuiu em 70%, e isto pode ser feito em Eunápolis também.
Ainda no grande expediente, falaram mais vereadores, mas simplesmente para cumprir ordenamento legislativo, para então seguir par a votação do dia e, todos os projetos e indicações que foram colocadas para a votação foram aprovadas.
Na semana que vem, deverão ser votados os projetos de lei que denominam logradouros públicos que antes tinham o nome de pessoas vivas, o que era totalmente contrário à lei, e que agora, o Ministério Público fez a devida intervenção e tudo será mudado, as homenagens podem ser feitas sim, mas logradouros públicos, como escolas, ruas, prédios públicos, avenidas, só podem homenagear pessoas que fizeram algo de notável ao município, mas que já estão falecidas. Por outro lado, perguntado ao Presidente do legislativo, por que a CME ainda não fez a licitação para assessoria de imprensa, Vavá disse que irá fazer, e que ainda não foi feita, por que as que foram feitas foram impugnadas.
Terminada a sessão o Presidente, convocou nova sessão para a próxima 5ª feira 27/08, às 08h30m, na CME av Artulino Ribeiro, bairro Dinah Borges.
FOTOS: Pbarbosa