Está em andamento em assentamentos da FETAG em Eunápolis e, em outros municípios da região, a assistência técnica oferecida pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, dentro do programa específico para esse fim na Agricultura Familiar. Essa assistência é denominada de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural.
Em Eunápolis, segundo Tico Lisboa, presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais do Município, os assentamentos da FETAG contemplados são o Projeto Maravilha e o Santa Maria.
Almir Souza Ramos, também dirigente do STTR, diz que, também, o Assentamento Projeto Embaúba em Santa Cruz Cabrália, está sendo beneficiado com o programa. Informa, ainda, que outros assentamentos da FETAG estão sendo contemplados com o ATER em Belmonte e em Guaratinga.
E Wellington Santos, presidente da CASESB e agente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, informa que junto com as ATERs também chega a esses assentamentos da FETAG a agro-indústria, um grande incentivo que possibilita agregar valor as rendas dos produtores.
Tico Lisboa, diz ainda que mais de 1.600 pessoas estão sendo diretamente beneficiadas com essas duas ações governamentais, resultado das lutas do Sindicato e da FETAG. Assentamentos de outras bandeiras sociais, também, estão sendo beneficiadas com essas ações governamentais, informa o sindicalista.