Nem o Contran e nem o Congresso Nacional não tem uma solução para os casos de “clones de veículos” no Brasil.
Mas como já foi dito, ninguém é obrigado a ser inteligente 24 horas por dia, mas pelo menos podem tentar, é simples e fácil a situação, basta ter boa vontade de solucionar problemas e não fazer das vítimas, simples pagadores de multas.
Um piloto de helicóptero da região tem uma moto Honda 1000cc placa NZV 7123 cor laranja, como a documentação vai vencer no mês que vem, o dono da moto procurou o Detran, para o pagamento dos impostos devidos, e veio um aviso de multa, pois a moto foi multada na cidade de Angical depois da cidade de Barreiras e, como todo piloto quando está a serviço tem que ter um plano de voo, o referido piloto disse que no dia estava voando a serviço de um importante empresário da cidade. A sua moto foi clonada e agora é que vão surgir os problemas, na hora em que foi a delegacia fazer o registro de um BO estrava faltando energia e o provedor de internet esta com defeito, pois bem, é desta forma que o cidadão vive os dias de sua vida, tentando resolver problemas que não são seus e ainda por cima, não pode.
Pois bem como resolver o problema? É simples, ou o congresso nacional faz uma lei para os brasileiros ou o Contran baixa uma portaria, de que: “quando uma moto for multada, seja qual o motivo, que conste na multa, o Renavan, placa, chassi cor, modelo marca e ano de fabricação”.
Desta forma vai eliminar a metade da burocracia existente para um cidadão de bem colocar a sua vida em dia, pois deste jeito, além de ser um órgão que determina as leis de trânsito, esse transformou em um órgão arrecadador.
Por que a indignação? É por que, e se a moto multada em Angical for uma Biz ou uma outra moto qualquer, que clonou uma placa para prática de assaltos em outra região? E se foi uma moto roubada para desmanche e para não ser identificada a placa foi clonada? Pelo que se sabe não existem duas motos com o mesmo numero de chassi ou Renavan e aí como é que fica? E o pior em um documento consta uma multa e em outro documento, nada consta, enquanto o piloto voa, muita gente que tem os pés aqui na terra, não sabe onde põe a cabeça.