Na realidade a Coelba é culpada e não é, é que no Brasil, onde políticos destroem o país e o povo ainda os elege, não poderia ser de outra maneira.
É que as grandes empresas descobriram que para burlar as leis trabalhistas e outras mais e, para diminuir gastos, passaram a “terceirizar” os seus serviços, agora tudo é com a prestadora de serviços que nunca fazem as coisas como deveriam e, tudo acaba ficando por isto mesmo. Poderíamos falar da Embasa, mas isto é outro assunto.
A Coelba para evitar reclamações a todo momento, terceirizou seus serviços à “Engelmig”, neste fim de semana um transformador estourou na porta do Bradesco e foi um pandemônio, mas como havia no local dois funcionários da Coelba, eles foram rapidinhos e vieram consertar a coisa.
No Pequi, na av Princesa Izabel av do HRE e região, já faltou energia várias vezes, mas parece que o povo gosta, e neste sábado, as avenidas Porto Seguro, Santos Dumont dentre outras, ficaram sem energia das 15h10m e a energia só retornou por volta das 23h05, mas vamos colocar os pingos nos “is” e colocar a culpa nas costas de quem é devido.
Não somos engenheiros elétrico e nem eletricistas, mas sabemos conversar com quem entende do assunto e a situação é uma só: A rede de energia de Eunápolis é tão velha quanto o rascunho da Bíblia, e a Engelmig fica remendando, a própria Bíblia diz que não se coloca remendos em pano roto; pois bem a rede foi feita para 20 anos atrás, hoje com tantos aparelhos de ar condicionado, ventiladores, geladeiras, televisores, tudo isto gasta energia, o Bradesco tem vários computadores e caixas eletrônicos, mas a Engelmig não vê, mas adianta falar?
Recentemente foram feitas matérias mostrando homens da Engelmig trocando fios, isto não resolve, tem que trocar toda a rede, da cidade inteira, senão a escuridão vai continuar, até parece que aprenderam com o governo federal dando desculpas sobre o apagão, não é fala de energia não, é rede velha, equipamentos obsoletos, mas o dinheiro dos impostos servem até para comparar refinaria nos EUA, serve para alimentar a corrupção nacional, mas não serve para fazer o necessário e, bem feito.
Outra aberração, quando um eunapolitano quer reclamar sobre falta de energia ou um acidente, primeiro tem que falar com a capital do Estado, de lá vem a ordem para os reparos devidos e necessários, por lei, a Coelba deveria ter um escritório com um plantão aqui na cidade, se não a Coelba pelo menos a Engelmig, mas não tem, é igual ao 190, um sujeito muito inteligente, dono de uma inteligência “pai d’ égua” levou o 190 para Porto Seguro, tem uma emergência policial, liga 190, fala com Porto Seguro e depois Porto Seguro liga para Eunápolis, aí, com a falta de policiais e viaturas policiais, até que alguém vai atender, a “égua já foi pro brejo com tudo em cima”.
Estão querendo imitar o 911 dos EUA, mas lá tudo funciona, as leis; as leis funcionam de verdade, politico corrupto lá vai pra cadeia, ou quando menos é retirado da vida pública e fica no esquecimento, no Brasil “ficha suja” é eleito deputado e ainda fica tirando onde de gente fina. Mas enquanto o povo brasileiro não aprender a votar, menor mata, trafica, rouba e vai pra rua, politico rouba e se elege, falta energia, o governo dá uma desculpa e fica por isto mesmo, falta água, os políticos pedem dinheiro para fazerem açudes, mas não dizem de onde vem a água para encher os mesmos, é o Brasil, mas falta mesmo eleitor consciente que aprenda a votar, pra colocar um fim em tudo isto, ah! vamos publicar esta matéria antes que a energia vá embora outra vez.
Texto Pbarbosa/ fotos Urbino Brito
[nggallery id=865]