O desembargador eleitoral Dr. José Edivaldo Rocha Rotondano, foi recepcionado em Eunápolis, pelo prefeito Robério Oliveira e o presidente da CME Paulo Brasil, ele veio a cidade em, decorrência do baixo recadastramento de biometria pelo eleitor do extremo sul baiano.
Na realidade, os juízes eleitorais Drs. Roberto Freitas e Henrique Laraia, deram todas as informações sobre o assunto, foram entrevistas para emissoras de rádio e jornais impressos e on line, mas o brasileiro tem o péssimo habito de “deixar pra depois”, sem saber que muitas coisas o “deixar pra depois” atrapalha a vida de muita gente, principalmente quem é responsável para com as leis, como os juízes e seus deveres, neste caso os juízes eleitorais, que mesmo dando ampla divulgação, a população não atendeu ao chamamento para recadastramento biométrico eleitoral e agora é necessário todo este envolvimento, para que tudo dê certo até o prazo normal, para que todos possam exercer o seu direito de cidadania e participar das próximas eleições já que o voto é obrigatório.
Na manhã desta 6ª feira, 19/06, foi assinado um convenio onde a prefeitura, entrará com uma logística especial, na intenção de melhorar o ranking de recadastramento até a data marcada que será 20/12, depois desta data quem não estiver recadastrado, perderá muitas vantagens, tais como: tirar passaportes, fazer recebimentos dos benefícios sociais do bolsa família, realizar empréstimos, terá o título cancelado, emissão e manutenção do CPF, isto entre outras penalidades, já que o recadastramento é obrigatório.
O desembargador, após o seu pronunciamento atendeu à imprensa de forma muito cordial, deu todas as explicações necessárias, tendo ainda o apoio de toda secretaria de comunicação, que embora fossem agentes federais, agiram de forma educadíssima, no trato para com a imprensa local o registro, é porque a imprensa local, sempre tem problemas com os seguranças que vem a Eunápolis e buscam tolher sempre que podem o trabalho da imprensa, principalmente a imprensa independente, que não depende de assessorias de comunicação para realizarem o trabalho. Ao pessoal da comunicação e segurança agradecimentos na pessoa da assessora Lorena Costa.
Após dar todas as informações necessárias e esclarecimentos, o desembargador, fez uma homenagem especial às professoras Maureem e Cristina, filhas do ex prefeito Alcides Lacerda, família da qual preserva uma amizade de muitos anos, a homenagem foi extensiva a toda família.
O prefeito Robério Oliveira, ao final, junto com o desembargador Dr. Jose Edivaldo, assinaram o protocolo de intenções e de cooperação, no sentido de realizarem o maior número possível de recadastramento, ambas autoridades, sabem das necessidades deste recadastramento, para que o eleitor possa exercer o seu direito democrático de escolha e seu direito à cidadania.
Autoridades presentes ao evento: Prefeito Robério Oliveira, José Paulo, Dr. Roberto Freitas, Dr. Henrique correia Laraia, Dr. João Alves Neto promotor de justiça, Presidente da CME Paulo Brasil, procuradora chefe municipal Dra. Priscila Barbalho, Sec de Ação Social Larissa Oliveira, Profª Maureem Lacerda, presidente da OAB Dr. Alex Ornelas, Sub procurador Dr. Antônio Pitanga, Jairo Jr, Secretário de Infra Estrutura Pedro Bonomo, inspetor chefe da PRF Joeliton Pinto, Secretário de Meio Ambiente Lourenço Oliveira, representando o Major Ribeiro CMT 7ª CIPM, o Cap Tiago Cruz, Delegado da PC Dr. Raphael,
Carmem Lúcia, vereadores Jurandir Leite, Valdemir Oliveira (Dudu), Vavá da
Farmácia, Ubaldo Suzart, Zé Miranda dentre outros.