Após ação do Ministério Publico de Porto Seguro que determina a adequação e regularização da Orla Norte, manifestantes interditam os dois sentidos da BR 367 que liga Porto a Cabrália. Ambulantes que operam de forma irregular o comercio de bebidas e alimentos sem credenciamento, protestam contra a determinação judicial que obrigou a prefeitura retirar todos e quaisquer prestadores de serviços que não estejam licenciados a trabalhar naquele local.
A recomendação que partiu do Ministério Público exige que a prefeitura retire todos os ambulantes irregulares, ou seja, aqueles que não têm autorização legal. A equipe do imprensananet.com apurou que só foram retirados os ambulantes sem licença, todo eles trabalhavam cometendo algum tipo de infração, seja, vendendo alimentação sem alvará da vigilância sanitária, freezers sem as menores condições de higiene e uso, etc.
Também foi constatado que alguns ambulantes dormiam no local onde os mesmos manipulavam alimentos. Roberto Brito, presidente da Associação de Ambulantes de Porto Seguro esteve no local acompanhado e intermediando remoção dos ambulantes. A Militar foi acionada para acompanhar a ação judicial e garantir a integridade física dos fiscais e dos ambulantes. Apesar do clima de tensão não houve confronto apesar do protesto a retirada ocorreu sem tumultos,
Nossa reportagem conversou por telefone com César Aguiar, futuro Secretário de Comunicação de Porto Seguro que nos deu as seguintes informações. “As ações de retirada dos ambulantes irregulares irão continuar por determinação Jurídica, a prefeitura de Porto Seguro apenas cumpre esta determinação, a cobrança incisiva do Ministério Público, obriga a município executar as remoções como também teremos que retirar todas as cabanas abandonadas”, relatou Cesar.
Por Gutemberg Stolze – imprensananet.com