O dia 20 de Novembro é reservado para a uma lembrança especial para o povo brasileiro, é uma pena que os historiadores, não contam mais a verdadeira história que nasceu com os navios negreiros, os escravos dos engenhos de cana de açúcar, e falam muito pouco dos que se rebelaram e mostraram a força de uma raça que veio da África e se tornou escravos no Brasil e, no dia 20/11, sempre é lembrado o Zumbi dos Palmares, um dos primeiros negros fujões que conseguiu montar o seu quilombo e salvando com ele muitos negros escravos.
Em Outro preto até os dias de hoje ainda tem a mina de Chico Rei, que era rei na sua terra e veio como escravo pra o Brasil e conseguiu comprar a sua liberdade e de muitos outros negros. A partir daí, com o tempo a escravidão foi sendo esquecida, mas o preconceito até os dias de hoje ainda é uma realidade.
Desde então, o Congresso Nacional tem feito leis que buscam proteger a raça negra, embora o preconceito no Brasil tenha sido menos velado que nos EUA, mas mesmo assim ainda existe um sentimento de preconceito, fato este que aos poucos vai se deteriorando principalmente quando existe uma reverencia a cultura negra, o canto, o candomblé, a umbanda, a capoeira, a comida ainda são resquícios de uma cultura que está arraigada no espírito do Brasileiro.
Por isto a Secretária de Educação a profª Adail Brito, sua equipe e alunos de várias escolas municipais, estiveram no salão de festas da loja maçônica 5 de novembro, para uma comemoração especial neste dia, onde houve apresentações, de vários alunos reverenciando esse dia.
FOTOS: Antonio Varjão
[nggallery id=711][nggallery id=712]