São debates saudáveis como este que mostram que alguns vereadores se preocupam com os munícipes, debates vazios esvaziam a CME, é por isto que Zé Pelanca chama de “plateia”.
Em seu pronunciamento, o vereador Dr. João Lopes fez um alerta com relação a possibilidade de fechamento do serviço ambulatorial de saúde mental do município. Em seu pronunciamento, Dr. João leu alguns dados e números referentes ao setor incluindo os valores recebidos durante os últimos meses, Dr. João destacou que das 5.229 pessoas atendidas no setor, 1.343 delas estão ativos no serviço de assistência e atendimento e este numero pode aumentar, caso alguns paciente retornem ao atendimento, o que sempre acontece.
O CESM Serviço especializado de Saúde Mental, já funcionou dentro do CAPS II e CAPS AD, e, segundo a carta que o Dr. João recebeu e repassou a todos os outros vereadores, na carta, observa-se que, houve um desmembramento de serviço para uma avaliação do que estava sendo feito, foi criada a RAPS Rede de atenção Psicossocial, por ouro lado, a carta dá conta de que por falta de suporte nas UBs, pacientes portadores do mal, poderia sobrecarregar o HRE sendo que este não em condições para o referido atendimento. Porém teme-se o fechamento do CESM devido a uma série de dificuldades, na carta pede-se, no entanto, um parecer para a continuidade do atendimento dos usuários de CESM, devido a noticia da paralização doa rendimento. A Carta foi assinada pela funcionária Karla Souza Lima Coordenadora de Saúde mental. Dr. João disse que segundo relatório em seu poder de janeiro até agora, o setor recebeu mais de 8 milhões de reais e que por causa de dinheiro não justifica o fechamento da unidade.
Jota Batista, líder do governo, em sua fala contestou veementemente a noticia de fechamento do serviço e disse que o que estava havendo era apenas uma mudança de local e que o CESM estaria mudando de uma casa antiga para uma sede nova, e que os valores descritos, realmente são destinados ao setor, e que a saúde não está ruim somente em Eunápolis não, é no país inteiro, com a morte inclusive de pacientes dentro de hospitais.
No quesito administrativo e principalmente na saúde, o prefeito Neto tem obtido do MP, um respeito muito grande pela forma como ele administra o municip0io e também o dinheiro público, Jota Batista destacou que recentemente a vice-prefeita Maria Menezes, foi receber um premio da UNICEF, exatamente pelo fato de o município tratar com dignidade a saúde e o jovem, Jota Batista defendeu a administração explicando que a carta recebida e repassada aos vereadores, onde continha o medo e a apreensão de fechamento da instituição, não falava ao certo o que estava acontecendo e que não haveria fechamento, mas sim uma mudança de endereço, mudança de estrutura e que não de pode conservar a cultura do “achismo”.
Dr. João Lopes tentou um aparte no pronunciamento do vereador Jota batista, mas este foi irredutível em não aceitar o aparte, dizendo que ouviu tudo calado e que agora ele não concederia o aparte pedido; Dr. João então para finalizar a sua fala disse: “Jota, voce mentiu”.