
Nesta 6ª feira 28/08, na Eunafeira, além de ter registrado um público bem maior, demonstra que há interesse do povo em participar de eventos especiais, principalmente quando se trata de mostrar a empresas e, sobretudo empreendedoras que existem na cidade, mas que muitas vezes, ficam escondidas e só aparecem em ocasiões especiais como esta, na Eunafeira.
No setor artístico, foi a vez de Anderson Monteiro que mostrou um repertório diversificado, lembrando sucessos de Zé Ramalho e Alceu Valença dentre outros. Além do desfile de modas, as meninas da Ginástica Rítmica, que também se apresentaram na inauguração do novo piso do Ginásio ACM no bairro Centauro, estiveram fazendo uma apresentação que enriqueceu ainda mais este segundo dia de Eunafeira.
Por outro lado, a Presidente da APAE a Sra. Sônia, a presidente da CDL Bel Checom, dentre outras pessoas, estiverem reunidas para cantar parabéns e, mais do que merecido, a uma pessoa que durante muitos anos dedica a sua vida em prol das crianças desamparadas, que é a irmã Terezinha, criadora e mantenedora do SOS Vida no bairro Juca Rosa, portanto este é mais um ano de vida dedicado a quem ainda nem sabe o que irá encontrar pela frente, mas a Irmã Terezinha, sabe muito bem o futuro que lhes é reservado, pois o amor que ela dedica às suas crianças, é a base de um futuro que todas terão pela frente.
Porém neste 2º dia, esteve presente no stand do SEBRAE, o Dr. João Pedro Gerente regional do Desembahia, que concedeu uma entrevista á reportagem do rota51.com, dando uma amostra da importância do órgão no desenvolvimento da região, quando recebe, estuda e organiza o financiamento de pequenas e principalmente médias empresas, seja em que ramo de negócios for. O tema da palestra foi “Financiamento de projeto de investimento para micro e pequenas empresas”.

A sede regional é em Teixeira de Freitas, mas ele atende a 21 municípios do extremo sul, ajudando a empreendedores em suas dificuldades, tanto no micro crédito como para empréstimos municipais, como no caso de Eunápolis que depois de aprovado pela Câmara Municipal, o Desembahia vai liberar 25 milhões para construção de 2 escolas e pavimentação de várias ruas, a saber que muitas ruas da cidade, no mapa da Secretaria de Infra Estrutura, elas estão todas asfaltadas ou na pior das hipóteses calçadas, mas o dinheiro sumiu em administrações anteriores. Os financiamentos podem também ser para grandes empresas, agronegócios ou comércio, incluindo aí, até mesmo capital de giro.
O pedido de empréstimo pode ser via on line ou através de projeto direcionados ao Desembahia. Mas para obter este empréstimo é preciso que o interessados além de seguir todos os caminhos necessários, precisam também ter um lastro, Dr. João Pedro disse que pelo 15 projetos estão sendo estudados, até mesmo cooperativas, com pedidos de empréstimos para compra de táxis novos ou empresas de táxis e, que no extremo sul da Bahia somam mais de 800 veículos financiados. O Desembahia é hoje o que pode se chamar de “sociedade especial no financiamento de projetos especiais”. E em Eunápolis, o elo de ligação entre o pretendente a obter um empréstimo e o Desembahia, é a Secretaria de Desenvolvimento econômico, que tem como secretário o empresário Roberto Martins.

Dois pontos a se destacar, primeiro é o orquidário que a cada dia, é visitado por um maior numero de pessoas, o que demonstra que as orquídeas, ainda são as flores mais desejadas por pessoas que sabem apreciar o cultivo de uma flor tão bonita e rara. O outro ponto a ser mostrado é o stand da empresa de contratos artísticos, a Matrix Produtora, que recentemente recebeu um premio pelo Show Business pela venda de 1000 shows, única empresa de eventos do Nordeste em licitações sustentáveis, qualificação internacional com shows vendidos para os EUA, qualificação técnica por vendas de shows em eventos públicos, responsável pela implantação da Micareta Sertaneja no Estado de Rondônia, e para coroar de êxito a Matrix produtora, ainda realiza eventos para o governo Federal nos eventos do Pronatec. O empresário Jackson Silva se orgulha da empresa que criou, a Matrix produtora também se faz presente na Eunafeira 2015.
FOTOS: PBbarbosa 119 imagens