Durante anos e muitos anos, Eunápolis assistiu impassiva, vários tipos de acidentes, tais como: incêndios em vários setores, afogamentos dentre outros, e as reclamações eram sempre as mesmas; “Eunápolis precisa de um grupamento do corpo de bombeiros”, e tem mais, se não fosse a Veracel em todos estes anos, a coisa poderia ter sido muito pior, pois a única entidade de segurança existente para os primeiros socorros era e é ainda, o SAMU.
São duas áreas de socorro e segurança, que sempre deram sempre um atendimento específico, principalmente nas BR’s 101 e 367 e o próprio Cel. Roque citou isto, pois até que os bombeiros se deslocassem de Porto Seguro, o sinistro poderia ser ainda maior. Isto sem falar dos afogamentos registrados, pois somente os bombeiros é que tem autonomia para este tipo de resgate e, eles tinham de vir de Porto Seguro.
As tentativas foram várias, e todas elas davam de frente com uma coisa terrível para o crescimento de qualquer região; “a politicagem”. E esta politicagem sempre se fez presente e por isto, Eunápolis até o momento, nunca ganhou de presente este setor importantíssimo para a segurança regional. A reportagem do rota51.com ouviu o Cel. Roque que falou sobre o ato de inauguração e as vantagens que os bombeiros trouxeram para Eunápolis:
Mas agora com a administração da prefeita Cordélia Torres, como ela mesma falou, deixando a politicagem de lado, o que interessa é o crescimento de Eunápolis e seu slogan sempre foi, “Eunápolis nasceu para ser grande”, na manhã desta 6ª feira 22/10, em companhia de vários secretários, vários vereadores, principalmente o vereador em seu 3º mandato e, presidente da Câmara Municipal Jorge Maécio, ao lado de vários oficiais do corpo de bombeiros, a prefeita Cordélia, ombreada pelo Cel. CMT do corpo de bombeiros de Porto Seguro, Cel. Roque, e de grande público, a prefeita, presidiu a inauguração, do tão sonhado e esperado Corpo de Bombeiros de Eunápolis.
Estre foi um momento histórico par a cidade, já que, em tempos passados, chegou-se a iniciar a construção de uma sede própria para os bombeiros, no CCZ, e que cuja obra, acabou paralisada, mas agora o sonho se tornou realidade. E tem mais um detalhe, em todas as suas aparições em público, ela deixa o palanque de lado e vai de encontro ao povo, falar de perto, olhar de perto e segundo ela, é o seu jeito republicano de administrar e, desta forma, hoje, quando houver um incêndio, um afogamento, uma colisão de veículos nas BR’s e que necessitar do corpo de bombeiros, é só discar 193, que o atendimento é imediato, porque: “Eunápolis agora já tem um corpo de bombeiros”.
Depois ouvimos a prefeita Cordélia e Pedro Cardoso da Veracel: