A municipalização do Distrito Industrial – DI – de Eunápolis foi o motivo principal da audiência concedida pelo Diretor Presidente da Superintendência de Desenvolvimento Comercial e Industrial – SUDIC, Jairo Pinto Vaz, ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Eunápolis, Roberto Martins, na quinta-feira passada, último dia 24/09.
Segundo o superintendente da SUDIC, a Bahia é um dos poucos estados em que a administração dos distritos industriais e empresariais ainda se encontra sob a direção direta do governo estadual. Na maioria dos estados é o município, o interessado direto e maior conhecedor de sua realidade, o responsável pela gestão do distrito industrial.
Na Bahia a SUDIC está preparando um projeto de lei que oportunamente será encaminhado à Assembléia Legislativa no sentido de promover a municipalização de todos os DIs. Entretanto, deixou claro o superintendente Jairo Vaz, aqueles municípios que manifestarem de imediato seu interesse na municipalização, este processo poderá ser desencadeado.
Diante da intenção da PME, manifestada pelo prefeito Neto Guerrieri, de assumir plenamente a gestão dos interesses industriais e econômicos do município, ficou estabelecido na audiência que a partir da manifestação formal da prefeitura terá inicio o processo de municipalização do Distrito Industrial de Eunápolis.
Segundo o secretário Roberto Martins, o empresariado local já organizado na Associação do Distrito Empresarial de Eunápolis – ADEE, também terá sua participação e responsabilidade em sua gestão, reforçando a tendência moderna de que a sociedade, cada vez mais, compartilhe a tomada de decisões e a gestão governamental.
“A municipalização do distrito atenderá a política do governo Neto Guerrieri de desenvolver o município, ampliando sua vocação como polo comercial e industrial”, concluiu o secretário.
Por: SECOM-PME / Foto: ASCOM-SEDES