A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, realizará no dia 06 julho das 13h às 18h e no dia 07 das 08h às 18h, a 5ª Conferência Municipal de Saúde para discutir a situação de saúde da população eunapolitana. Na Loja Maçônica 5 de novembro na avenida Joana Angélica, 78 centro.
A Conferência de Saúde é um espaço representativo, onde diversos segmentos sociais (usuários dos serviços, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores do SUS) reúnem-se para avaliar a situação da saúde, elaborar propostas de políticas públicas e eleger as suas prioridades.
MOBILIZAÇÃO – Toda a plenária terá direito a voz e os delegados eleitos nas pré conferência terão direito a voz e voto na escolha das propostas, seguindo orientação da Conferência Nacional de Saúde. Para promover ampla participação popular na Conferência, a Prefeitura realizou uma série de encontros prévios, nas unidades de saúde e escolas. Nessas reuniões, os moradores puderam conhecer melhor a estrutura e serviços da Rede Municipal de Saúde, sugerir melhorias e esclarecer dúvidas. Os encontros serviram como forma de mobilizar a comunidade e informar sobre a realização da Conferência Municipal e a importância da sua participação.
CONFERÊNCIA – As conferências de saúde foram instituídas no Brasil pela Lei no 378, de 1937, e consolidadas em seu papel de reunir diferentes segmentos sociais nos debates em prol da Saúde Pública, pela Lei no 8.142, de 1990. As conferências acontecem nos níveis municipal, estadual e nacional, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde nos três níveis de gestão.
De acordo com o Governo Federal, a cada nova conferência tem sido observado um aumento da participação popular, o que vem contribuindo para a definição de políticas mais democráticas. A conferência é um espaço importante para discutir e apontar soluções para os problemas que envolvem a Saúde Pública e propostas para atender às necessidades da população.
“A participação da população é muito importante, pois além de fiscalizar e opinar sobre a saúde do seu município, ela tem a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho e entender algumas das dificuldades enfrentadas no setor”, afirmou o secretário de saúde Mário Gontijo.
Por: SECOM-PME