Eunápolis – Marcando o “Dia de Luta pela Educação Inclusiva”, a exemplo de outros municípios brasileiros, Eunápolis realizou nesta quinta-feira (20/04) pela manhã a caminhada que reafirma o compromisso do grupo dirigente municipal e de toda a sociedade local em relação ao fortalecimento da educação inclusiva.
Professores, diretores das escolas da rede municipal, todo o grupo dirigente da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, contando ainda com a presença de representantes de cinco escolas particulares, participaram do evento coordenado pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado de Eunápolis – CAEEDE, órgão da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
Desde o último dia 14, em todo o país a caminhada tornou-se marco para a luta dos professores, pais de alunos e escolas pelo fortalecimento da educação inclusiva, conceito de grande alcance e capaz de beneficiar a mais de 20 milhões de brasileiros portadores das mais diversas deficiências, – quase 10% da população, segundo organizações não governamentais.
Coordenada pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado de Eunápolis – CAEEDE, a caminhada foi animada pela banda marcial da Escola Anésia Guimarães e percorreu a Avenida Porto Seguro, com o grupo portando faixas e displays alusivos à inclusão educacional preconizada pelo sistema educacional público. Os organizadores enfatizam que “todos somos diferentes e iguais em direito à educação”, destacando ainda a tese de que a inclusão educacional se traduz desde sempre em inclusão social.
Alunos da APAE, professores especializados do CAEEDE e de outros órgãos da Secretaria de Educação desfilaram ao lado da Secretária Maureen Lacerda e da diretora do CAEEDE, Cristina Góbiras, principais articuladoras do evento. Na dispersão, na Praça da Bandeira, a Secretária Maureen Lacerda lembrou o compromisso do prefeito Robério Oliveira com a educação inclusiva, destacando que o próprio CAEEDE foi implantado na gestão anterior do atual prefeito e que muitos esforços estão sendo realizados pela administração municipal em favor da educação inclusiva.
A Secretária destacou que a amplitude da educação inclusiva precisa ser mais entendida pela sociedade. “É preciso que a conscientização sobre a importância do atendimento a alunos com necessidade especiais chegue mais rápido à sociedade, para que o trabalho deslanche de forma mais eficaz”, declarou Maureen Lacerda, agradecendo a todos os professores e dirigentes da educação pelo êxito da manifestação.
Texto e fotos: Lourival Jacome