Nos dias 22 e 23 de Março, a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Eunápolis, Ciça Guerrieri, participou da reunião plenária ordinária do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS que aconteceu no auditório da secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.
O Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), Geraldo Reis, confirmou a pactuação do co-financiamento para a Assistência Social. Serão destinados recursos da ordem de R$ 52 milhões para garantir o funcionamento dos equipamentos e serviços da Assistência Social, tais como os CREAS, CRAS e Centros POP, em todo estado. Deste valor, R$ 4,6 milhões são referentes ao pagamento das Despesas de Exercício Anterior (DEA), correspondente ao ano de 2015.
Geraldo Reis ressaltou ainda que essa pactuação, somada aos valores do DEA de 2015, é considerada bastante significativa, diante do atual cenário de crise econômica e redução da captação do Estado. O presidente do Coegemas, Jailton Fernandes, agradeceu o esforço do secretário e valorizou o trabalho realizado pela equipe da Justiça Social no acompanhamento e assessoramento técnico junto aos municípios.
Durante o encontro, o secretário deliberou algumas ações a serem apresentadas na próxima reunião do COEGEMAS, como a elaboração de uma proposta do plano para monitoramento e assessoramento aos municípios, com previsão orçamentária; campanha de valorização do SUAS e o monitoramento da Lei do SUAS, que ainda não está em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado.
“Estar presente na reunião em que o secretário do Estado apresenta os orçamentos e planos para 2016 é de extrema importância para nós, pois seguindo as determinações estaduais e conhecendo a realidade dos demais municípios baianos, pudemos constatar que estamos no caminho certo, fazendo mais, por quem mais precisa”, concluiu Ciça Guerrieri.
Por: SECOM-PME/ASCOM-SEMAS / Fotos: ASCOM-SEMAS