O Departamento Municipal de Cultura – órgão vinculado à Secretaria de Educação da Prefeitura de Eunápolis realizou no final de fevereiro, um encontro de planejamento marcando o início de sua nova gestão. A primeira reunião teve o intuito de alinhar ações do Departamento com as políticas públicas de cultura no Brasil e na Bahia, enfrentando assim os desafios da cultura no município e propondo políticas efetivas a partir do diálogo com a sociedade civil, artistas e coletivos culturais locais.
Sob a coordenação do novo diretor, Sumário Santana, o Departamento de Cultura iniciou um processo de re-estruturação dos seus quadros e reorientação de sua política estratégica, tendo em vista os diversos programas e ações do Ministério da Cultura – Minc e da Secretaria Estadual de Cultura – Secult-BA, que ampliam o leque de acesso a recursos, à formação cultural e à fruição da cultura em nossa cidade.
Segundo João Rafael, coordenador do núcleo de formação cultural do departamento, o primeiro passo é capacitar os servidores municipais do órgão para que eles se apropriem dos mecanismos de gestão social da cultura e possam atuar com as condições básicas no atendimento aos segmentos culturais da cidade. “O planejamento das ações são balizadas por metas, objetivos e indicadores de resultados, no contexto das conquistas da Lei Cultura Viva e do Sistema Municipal de Cultura(SMC)”, explicou ele.
Para Rosangela Fonseca, que vai atuar na área de promoção da cultura, o departamento assume agora a dimensão e papel que os marcos legais lhe confere, que é o de promover as diversas expressões artísticas, os coletivos culturais, artistas autônomos, a partir de suas práticas comunitárias.
Na oportunidade, a Secretária de Educação, Adail Brito, esteve no evento e manifestou a confiança na nova equipe para que as políticas culturais em Eunápolis possam avançar e atender aos cidadãos eunapolitanos, principais beneficiários das ações.
Por: SECOM-PME / Fotos: ASCOM-SMEC
[nggallery id=942][nggallery id=943]