É sabido que desde Jaques Wagner, que Eunápolis foi relegada a um 3º plano pelo Governo Estadual, ninguém duvida e, agora talvez com a mesma política pessoal, o governador Rui Costa, também virou as costas para a cidade que está sendo vítima de um grande números de assaltos, sem que nada possa ser feito.
Embora estejamos criticando, todos os leitores do rota51.com, estão percebendo que não criticamos nem a PM de Eunápolis e muito menos os seus comandantes. O major Cleber Santos, o Cap. Tiago e os demais oficiais, tem feito um trabalho de excelência na cidade, junto a estes, todos os demais oficiais, tenentes e aspirantes, incluindo é claro, os policiais da ronda ostensiva e a PETO, que buscam o melhor pela segurança da cidade, mas eles esbarram na ineficiência do governador e do secretário de segurança, Eunápolis não em segurança.
As vítimas não dão queixa, por pensarem que “não adianta”. No Centauro, nas ruas Arquimedes Souza e Teonesto Sales, na esquina das ruas Raimundo Nascimento com Eunápio Peltier de Queiroz é pior ainda.
Nas ruas próximas a escola municipal Gabriel José Pereira, pela manhã quando estão chegando para trabalhar ou para estudar, por volta das 06 às 07 hs, tanto os alunos como merendeiras são assaltadas, praticamente todos os dias; na UNOPAR, faculdade do Centauro, o que garante a segurança são guardas particulares que vigiam e nas demais ruas, principalmente na Raimundo Nascimento perto da Norte e Sul, colocaram uma bomba com estopim curto, fizeram um roteiro dos ônibus da Empresa Eunapolitana com ponto de ônibus, onde todos esperam condução para o centro ou para o Renovação, é aí que está a bomba, os assaltos são constantes e não há como reduzi-los, tudo isto por falta de um melhor policiamento na cidade.
Eunápolis já teve mais de 200 policiais para guarnecer Itapebi, Itagimirim, Eunápolis, Itabela e Guaratinga. Hoje com pouco menos que a metade, o Comando da PM tem que distribuir os poucos policiais que tem, com estas mesmas cidades e, não se pode criticar e nem questionar a PM de Eunápolis, o que se tem que fazer, é um repúdio à incompetência do governo e seu secretário, pelo descaso para com Eunápolis, e por falar nisto, a câmara de vereadores, bem que poderia fazer uma moção de agravo, fazer uma coletiva com toda a imprensa da região, para que, toda a imprensa não só publicasse como também fizesse matérias, apontando erros e defeitos da segurança da região, pois mostrar as mortes e as “desgraças “do dia a dia”, mas brigar pela cidade em que *moramos, é muito difícil, ou então está faltando alguma coisa.
O rota51.com não é melhor do que ninguém, mas mostra do que a cidade precisa, nesta matéria, as ruas em que os assaltos são mais constantes, onde senhoras, crianças e idosos são “trucidados” pela malandragem que armados impõe o terror dizendo: “se voce falar alguma coisa, morre; eu sei quem é voce”, é por isto que é preciso policiais estarem sempre de vigilância. Na realidade o carro da policia passa sempre, mas a bandidagem já marcou o horário e sabe quando atacar, é comum quando eles querem assaltar no centro ou no Centauro, a malandragem liga dando conta de um tiroteio no Juca Rosa, Moisés Reis, Alecrim ou no Rosa Neto e, quando a policia vai atender a um chamado, eles atacam, vão embora e depois é que vai descobrir que foi mais um trote e, contra trote não tem comandante que resista. Se Eunápolis fosse uma cidade que tivesse o respeito do governo, teríamos mais policiais, uma viatura com pelo menos 3 policiais nos bairros mais visados, como forma de evitar assaltos ou roubos.
É por isto que é preciso que todos se unam, para que, o governo tenha mais respeito pelos votos que recebeu aqui, pois do jeito que está, sem a segurança devida e necessária, é preciso que o eunapolitano comece a ter um pouco mais de vergonha e sentimento e, parar de votar nos candidatos que um dia foram oposição e, hoje fazem parte de uma falsa democracia, de uma ditadura vermelha que oprime o povo e deixa o povo nas mãos da bandidagem, pra fazer uma denúncia como esta é preciso: “Coragem pra fazer bem feito”. As vítimas muitas vezes não dão queixa, por medo ou por ineficiência da policia, não por incompetência, é por falta de efetivo mesmo, tanto militar quanto civil.
Já levaram o 190 para Porto Seguro, criaram um cabide de empregos, pra satisfazer não se sabe quem, recentemente aconteceu uma colisão de veículos e como não houve acordo, ligaram para o 190, a pessoa que ligou foi atendida em Itabuna, a reportagem mostrou outro numero, e a policia de repente chegou e resolveu a questão.
E voce que está lendo esta matéria, anote e guarde estes telefones: (73) 8151 4390 ou 9181 4232, estes telefones são diretos com a 7ª CIPM , você e é atendido diretamente na 7ª CIPM, são números que o CMT Major Cleber conseguiu para que o eunapolitano tenha um recurso a mais para pedir socorro. O rota51.com foi às ruas, fotografou os locais mais visados para uma eventual segurança em horários mais críticos.
FOTOS: PBarbosa
ISSO MESMO CONCORDO,ALEM DOS A SALTO, TEM TAMBÉM O TRANSITO DE EUNÁPOLIS QUE ESTÁ TERRÍVEL ,PRINCIPALMENTE NO CENTRO E NÃO VER UM GUARDA MUNICIPAL,ASSALTO NO CENTRO PODERIA SER EVITADO SE TIVESSE UM GUARDA MUNICIPAL PARA INTIMIDAR.POIS GERALMENTE QUEM ASSALTA NO CENTRO E LADRÃOZINHO PE DE CHINELO QUE ROUBA CELULAR. ONDE ESTÃO OS GUARDA QUE PASSARAM NO CONCURSO?NÓS NÃO VER NEM UM.