Este respeito começa pelo empregador, que ia colocando quase todos eles na rua, e muitos com mais de 20 anos de serviço, no último dia de trabalho eles foram à Câmara Municipal de Vereadores e foram atendidos pelo seu presidente Paulo Brasil, que sem promessas fúteis, vãs e eleitoreiras, disse que iria fazer o possível para tentar reverter a situação, depois o promotor Dr. Dinalmari emendou o discurso e pediu que o processo fosse revertido, e foi.
Outra coisa, todos os moradores de Eunápolis, sem distinção, sabem que o caminhão do lixo passa por volta das 18 horas em diante, mas, muitos colocam o lixo bem mais cedo, e os animais como cachorros, cavalos e aves como urubus, rasgam os sacos e espalham o lixo pela rua afora e, são os garis que vão limpar a bagunça da irresponsabilidade.
O rota51 flagrou na tarde desta 3ª feira, um morador de uma rua no Dinah Borges, limpando a rua por causa desta situação, se de um lado a prefeitura é omissa, não apanha os entulhos deixados pelos moradores sem responsabilidade, por outro lado tudo cai nas costas dos garis.
O GARI e um ser humano como outro qualquer, tem a sua responsabilidade como outro cidadão qualquer, o gari faz o trabalho sujo que muitos cidadãos não fazem e pela sua utilidade diante da sociedade, precisa ser respeitado. Imagina um gari na rua com sol quente, ao pedir um copo de água, uma dona de casa mandou beber na torneira na ponta de uma mangueira, (fato no Centauro), ISTO É FALTA DE RESPEITO, então é preciso deixar de hipocrisia, mas homenagear com amor, dignidade, respeito e cidadania.
Por este dia 16 de maio, o rota51 externa a todos os trabalhadores manuais que procuram fazer o asseio da cidade, as felicitações devidas, com o respeito que todos merecem.