REFLEXÃO SOBRE O PEDRAO
A realização de eventos custeados com recursos públicos é plenamente justificável na hipótese de tradição ,de investimento de receitas decorrentes de atividades turísticas ou de interesse relevante. Isso é o que diz a Instrução 002/2005 do Tribunal de Contas dos Municípios.
Estando então o evento do Pedrão dentro dos limites da lei. portanto que não vamos discutir, e sim, refletir sobre a grave crise que assola o pais e chega às as prefeituras, a exemplo da nossa em Eunápolis que se depara com inúmeros problemas na área de saúde com Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde) sem medicamentos ,denúncias que pacientes no Hospital Geral de Eunápolis estão sendo obrigados a comprar medicamentos nas farmácias .Pela Educação nos deparamos com escolas e suas cadeiras quebradas, onde alunos tem que colocar seus livros sob joelhos e até mesmo em algumas escolas, alunos estudam sentado ao chão .Na Assistência Social a demanda por ser muito numerosa, falta atendimento ao povo humilde que a ela recorre.
A realização do Pedrão atende 1/3 da população, outros 2/3 a exemplo do ano passado quando de forma responsável e corajosa, o ex gestor Neto Guerrieri cancelou a realização do Pedrão, o mesmo recebeu um apoio quase total dos eunapolitanos.
Um velho ditado já o diz , ¨ só faz festa quem pode ¨, e Eunápolis não está podendo. Ai está o funcionalismo público lutando pelo aumento salarial ,direito adquirido pela lei de reajuste .e que não vem sendo cumprido pela gestão atual. Isso sem se falar na diminuição salarial imposta neste ano ,sob o argumento de se fazer economia aos combalidos cofres municipais.
Lamentável que para lucros comerciais a uma minoria e talvez interesses inconfessáveis de outros, ai vem o Pedrão em detrimento de importantes ações nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.
PEDINTES EM MARCHA
Prefeitos de todo o Brasil estão na capital federal participando da 20ª Marcha em Brasília ,todos com pires nas mãos em busca de moedas para os seus cofres municipais.
SAINDO DE BAIXO
Jaques Wagner disse : ¨Quem teve relação com Palocci deve estar receoso ¨.
Continua o tiroteio no quartel petista.
PREVISÃO DO TEMPO
Em Brasília, grande volume de nuvens carregadas no horizonte como prenuncio de uma semana vulcânica.
MEIRELLES NA MIRA ?
Antônio Palocci prepara delação premiada na Operação Lava Jato onde envolve um banqueiro que exerceu cargo de projeção mundial em banco.
AEMA EM PUNHO
Eles usam a força do Direito e agora passarão também a usar o direito da força Projeto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara se aprovado vai permitir porte de arma com a finalidade de defesa pessoal aos advogados.
4º PODER CONTINUAÇÃO
INGRATIDÕES
Muito comentada a ausência da dupla de locutores oficiais ao apresentar a Feira da Cidadania, eles que vem ao lado de Robério desde a primeira eleição, são eles João Bahia e Janinho.
EX – VEREADOR
La ao longe nas imediações da rua 5 de novembro, um vereador derrotado nas urnas na última eleição , quando viu esse colunista, não se conteve e foi às lágrimas. ¨Sempre fui leal com Robério e desde que assumiu não pude mais falar com ele ¨
É amigo respondi : Rei morto, rei posto.
ZONA NÃO MUITO AZUL
Essa coluna sempre foi defensora pela instalação da Zona Azul, mas o Dia da Cidade por Decreto municipal é feriado, e ter cobrado o estacionamento ,principalmente nas imediações onde se realizava a Feira da Cidadania foi um ato injustificado.
Meu amigo Eder ( coordenador da Zona Azul ) pisou feio na bola.
DUVIDANDO
Prefeito Robério Oliveira ao discursar na Feira da Cidadania disse que vai asfaltar ainda esse ano 150 ruas. Alguém murmurou : ruas ou quadras ?
CHEFE É CHEFE
Um importante assessor da Prefeitura de Eunápolis se deslocou a um barzinho na rua 5 de novembro e lascou : ¨Enche essa lata de Cola Cola com wiskie que é para o chefe ¨.
Os presentes no bar ficaram se questionando quem seria o chefe do abnegado assessor que lá foi buscar o wiskie ?
4 º P O D E R
Isnard Vasconcelos
DELIRANDO NA CONTRATAÇÃO
Inexigibilidade é uma modalidade de licitação que desobriga a administração municipal de realizar o procedimento licitatório por inviabilidade de competição, se não há competidores, não pe necessário licitação. Ao contratar por exemplo ,a banda Lordão de Itabuna pelo valor de R$ 30 mil por uma apresentação ao evento Pedrão, e oferecer a ínfima soma de apenas 3 mil ( chegando depois em R$ 8 mil), a prefeitura de Eunapolis está cometendo um erro licitatório.
Claudio e Banda D¨Lirius , tradicional em Eunápolis, registrada em todos os órgãos requeridos por sua profissionalização , shows em vários estados brasileiros ,comprovantes de apresentar-se em cima de trios elétricos arrastando multidões, palco com bailarinas de primeira linha ,iluminação fantástica ,som de primeiríssima qualidade, enfim a Claudio e Banda D ¨Lirius preenche todos os requisitos que requer uma licitação.
Lamentável ver a administração municipal em desvalorizar uma banda que orgulha Eunápolis. Sem dúvida alguma um fato que merece ir para as barras da Justiça.
CIDADE HISTÓRICA
Prefeito Peba esta realizando um profundo estudo sobre a Cidade Histórica onde tudo começou em seu município e que mesmo ainda sem a estrutura necessária atrai turistas que por lá passam .Peba quer revitalizar aquele local que sem dúvida alguma em muito contribuirá para o desenvolvimento de Itapebi.
DINAMITE PURA
Costa do Descobrimento terá em suas festas juninas uma quadrilha nunca antes vista por essas bandas .A quadrilha está sendo formada nos municípios de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália
Os quadrilheiros prometem muita ação ou melhor, muita animação.
Isnard Vasconcelos é jornalista e colaborador do rota51.com