Na sessão desta 5ª feira, 01/10, ao usar a tribuna da Câmara para seu pronunciamento, o vereador primeiro deu uma satisfação aos acampados do acampamento 25 anos em relação ao poço artesiano, o poço foi furado com mais de 100 metros de profundidade, mas não tem água suficiente, um geólogo terá de fazer novos estudos para resolver o problema, e será resolvido.
Depois o vereador virou a metralhadora para a Embasa, lembrando que foi um trabalho seu que a empresa está pagando diversas indenizações, por que, segundo o vereador, a Embasa roubou o povo nas contas emitidas no Parque da Renovação, e agora, está deixando os bairros Nacional, Vista Alegre e a Roça do Povo sem água, já que é a empresa a responsável pelo abastecimento de água potável na cidade. Apartes e criticas foram feitas, mas o vereador manteve a sua posição e, para ele, é preciso que a empresa dê um jeito na situação, pois por outro lado já deveria ter sido fechada há muito tempo.
Mas foi o trânsito que o vereador foi mais fundo em seu pronunciamento, quando denunciou que a empresa que faz a segurança de valores nos bancos da cidade, que recolhe e abastece os bancos, já passou da hora de arranjar um local mais isolado para a manobra de seus caminhões, pois, em horários indeterminados, os carros, e ás vezes 2 ou 3 de uma vez acabam entulhando a rua Dr. Gravatá, causando grande engarrafamento dos dois lados, quando manobra os carros para entrar ou sair da garagem, e o pior, seus homens da segurança, portando armas pesadas, colocam todos que estão passando no momento, tanto a pé como de carro, em uma situação de desespero. Em Eunápolis somente o banco do Brasil obedece esta questão de segurança, os carros pegam ou entregam valores na parte interna do banco sem nenhum problema nem para os carros nem os transeuntes, o banco Bradesco também tem este espaço, é so acabar com o estacionamento pago e reservar o local para entrada e saída dos carros de valores, pois até os seguranças armados ficam em segurança, isto devido ao fato de a bandidagem hoje estar muito mais bem preparados que os guardas de segurança, com mais armas e mais lojística, o HSBC também tem um espaço excelente para este tipo de trabalho. Somente a Caixa Econômica Federal não tem espaço interno, mas os demais bancos, precisam tomar providencias com relação a isto, pois esta situação poderá através de emendas, receber adendo com relação aos carros de segurança e par cumprir a lei, a obediência será severa.
De acordo com o vereador, a Lei Municipal de Trânsito, determina o horário para que sejam feitas as manobras na cidade de cargas e descargas que é das 18hs às 07 horas da manhã e, este horário não é respeitado, e já que os lojistas, fazem questão da não observação dos pontos fracos da cidade, ruas não muito largas, excesso de carros, pouco espaço para estacionamento, o vereador agora quer que o município faça cumprir a lei, e que coloque nas portas das lojas placas com horários para carga e descarga, pois já que o bom senso não é observado, que se faça cumprir a lei.
E para atestar o que o vereador discursou, o rota51.com que já fez algumas matérias com relação ao fato de cargas e descargas, ilustra esta matéria, com caminhões parados em fila dupla, atrapalhando e engarrafando o trânsito, não só em desrespeito á lei, mas também, mostrando o desprezo dos lojistas, para com a cidade.
Já passou da hora da CDL, reunir os lojistas e começarem a pensar em um porto seco, como existe em muitas cidades, pois na cidade existe somente uma empresa de transporte que há muito respeita o código municipal de trânsito, pois suas mercadorias são colocadas em um depósito e, vans as distribuem em toda a cidade. Já passou da hora do comercio parar de pensar em Eunápolis como uma cidade do interior e muita gente, procurar esquecer que a cidade deixou de ser um feudo de uma meia dúzia de pessoas, é tempo do pensar no futuro e crescer juntos. Em outra matéria, registros dos carros de valores descarregando no centro da cidade. E se for difícil cumprir a lei, é so pedir ajuda ao Ministério Público, a coisa fica mais fácil.
Links de matérias falando do trânsito da cidade