Tendo como participantes, integrantes das várias lojas do “GRANDE ORIENTE DO BRASIL”, a Loja Maçônica 5 de novembro de Eunápolis, ao completar seus 50 anos de existência, reunindo sempre, os nomes da mais alta relevância da sociedade eunapolitana, promove na noite desta 2ª feira 06/03, um encontro de veneráveis, suas esposas e companheiros, que ao longo dos anos, estiveram sempre juntos dentro de uma mesma concepção de união, força e companheirismo, todos sob o mesmo céu e o mesmo teto.

Para este evento, estiveram presentes mações da região e até mesmo como convidado especiais, o soberano grão-mestre de Brasília, Mucio Bonifácio Guimarães, e Ocimar Torres grão-mestre do estado da Bahia.
Uma noite pra ficar na história das Lojas Maçônicas do Extremo Sul da Bahia.
Com a presença dezenas irmãos, cunhadas, membros da Ordem Demolay, filhas de Jó, além de convidados, foi realizada Sessão Especial conjunta das Lojas Maçônicas Fraternidade 5 de Novembro e Força e União de Porto Seguro, para homenagear os irmãos com mais de 25 anos de atividades maçônicas nas duas Lojas.
Realizada em Eunápolis na sede da Fraternidade 5 de Novembro, a sessão presidida do Soberano Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, irmão Mucio Bonifácio Guimarães, contou também com a presença do Grão Mestre Estadual do GOB-BA, Oscimar Torres, que foram recepcionados pelo Venerável Mestre Leandro Mosselo da Fraternidade 5 de Novembro.
O evento coincidiu com a abertura das festividades dos 50 anos de fundação da Fraternidade 5 de Novembro, que recebeu as Comendas de Grande Benfeitora, tando do GOB, quanto do GOB-Ba.
Participaram da sessão também, os Veneráveis Nonato Moreira da Loja Maçônica Deus, Caridade e Justiça de Itamaraju (também condecorada com título de Grande Benfeitora), Reginaldo Alves da Loja O Esquadro de Porto Seguro, Adebonio da Silva Rodrigues, Venerável da Loja Maçônica 16 de Julho de Itapebi, de irmãos das Lojas Fraternidade Itabelense e Vale do Peruipe, dentre outras.
O irmão Selmo Berto representou a Força e União de Porto Seguro que recebeu o título de Benfeitora.
O ponto alto da solenidade foi a entrega de 17 (dezessete) Comendas Ordem do Mérito D. Pedro I, a irmãos do Quadro de Obreiros das Lojas presentes, os quais atingiram mais de 45 anos de atividade maçônica.
Uma noite para entrar para a história da maçonaria baiana.
Em seu pronunciamento o Grão Mestre Estadual do GOB-BA enalteceu a parceria entre o GOB e o GOB-BA e agradeceu todo apoio recebido do Soberano Mucio Bonifácio Guimarães e do Sapientíssimo irmão Ademir Cândido Da Silva em todos os momentos da sua gestão.
O irmão Mucio, em seu pronunciamento, conclamou a todos a continuarem unidos em prol do crescimento da maçonaria da Bahia, destacou o trabalho realizado pelo Grão Mestre Estadual Oscimar Torres, parabenizou os homenageados e agradeceu o convite das Lojas para a solenidade.
O Venerável de honra da Força e União de Porto Seguro, irmão Selmo Berto destacou a alegria dos irmãos da Loja pelas homenagens recebidas, pelo fato do GOB e GOB-BA, virem até as Lojas e estarem presentes na vida maçônica dos irmãos.
O Venerável Leandro Mosselo, agradeceu aos presentes por atenderem ao chamamento para a sessão, destacando a força da maçonaria do Extremo Sul, que tem se pautado pela união e defesa das tradições e princípios da verdadeira maçonaria.
Após a solenidade foi servido um jantar aos participantes da sessão.
Ao todo foram 91 membros convidados, mas apenas 58 destes estiveram presentes e receberam suas comendas e, muitos até, receberam suas homenagens junto comas esposas que são denominadas de “cunhadas”, pelos irmãos maçons.

A cerimônia foi realizada para a entrega dos títulos e autorgas, a todos os irmãos que comprovadamente tem mais de 35 anos de maçonaria e, algo muita gente ainda imagina, que a maçonaria, é uma descendência dos “cavaleiros templários”, ela tem origem na Inglaterra, na grande loja inglesa, e na realidade, em todo mundo, a maçonaria é altamente atuante, dentro dos parâmetros, dentro de um dos ensinamentos , mais antigos do mundo, menos a Bíblia, por isto que o integrante de uma loja maçônica, reza dentro de um dos preceitos mais antigos do mundo e, de geração a geração, para todos, o caminho é um só e deve ser seguido à risca, e na noite desta 2ª feira, nesse evento oficial, os homenageados, são aqueles, que durante os últimos 35 anos, fizeram da irmandade, um segmento, justo, honesto e totalmente voltados para o bem comum.

Os registro fotográficos deste evento, foram realizados pelo fotografo Urbino Brito “nossacara.com” e o jornalista Paulo Barbosa “rota51.com”














































































































































































