Gestão 2021/ 2022 – depois da tempestade, vamos arrumar a casa.
O sucesso da campanha de vacinação, com um trabalho efetivo e massificado da Prefeitura Municipal e, a consequente imunização da população, favoreceu essa retomada econômica que os números evidenciam:
Crescimento econômico na Gestão Cordélia Torres, comparáveis ao padrão chinês.
Existe uma estatística, com 100% de probabilidades que, Eunápolis nos últimos tempos desenvolveu um crescimento excelente, é um trabalho exaustivo, feito em todos os sentidos, e de todos os lados e, o apoio não é só, ao grande ou médio empresário, é a partir do pequeno empresário, desde o pipoqueiro até um empresário do porte dos já citados, e isto, torna Eunápolis, uma fonte de renda para quem, realmente quer ser empreendedor.
2.844 novos postos de trabalho criado em 18 meses, correspondo um crescimento de 14% de expansão em novos empregos, durante a pandemia. Fonte: Portal do Empreendedor GOV.BR
A chegada de grandes redes do setor farmacêutico como Grupo Indiana, Drogasil, automotivo como a Toyota, hipermercados Mineirão e do varejo comercial como Sipolatti, Pernambucanas, G Barbosa, novas clinicas medicas, etc., tem sinalizado o bom ambiente de negócios que o município vem apresentando, permitindo o aumento do multiplicador de geração de emprego e renda.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Hoje, Eunápolis consolida-se com a maior oferta de oportunidades em instituições de nível superior, incluindo Mestrado presencial, na Costa do Descobrimento. Com mais de 2.000 alunos matriculados no ensino superior, é possível certificar que está se construindo a melhor e mais qualificada mão de obra do território.
Fonte: Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais – SEI.
Nesta atual Gestão, em apenas 1 ano e meio, crescemos mais que aos últimos 5 anos em criação de novas empresas com CNPJ no município.
Fonte: Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB.
Foram 2185 novas empresas geradas, sendo dessas, 1495 novos CNPJ’s de microempreendedores individuais, o que corresponde um de crescimento de 26,7% de investimento em micro e pequenos negócios, com perspectiva de aumentar ainda mais, com o novíssimo projeto de atendimento do microcrédito a domicilio.
Do pipoqueiro até o vendedor de água de coco, há sempre alguém querendo sobreviver por si mesmo, e a referida secretaria, tem como ajudar a todos desde as devidas orientações até o empreendimento ser consolidado. A reportagem do rota51.com, entrevistou o secretário de Desenvolvimento Econômico e sustentabilidade, Arnaldo Vianna, que propiciou todas as informações, dando conta ainda que, existem 25 novos projetos em andamento, para futuramente serem executados, permitindo mais ainda, empreendedores na cidade, bastando para isto, os interessados procurarem a referida secretaria no prédio do SAM, para as devidas orientações.
Fonte: Núcleo de Tributos – Prefeitura Municipal de Eunápolis.
Renascimento do setor de construção civil com mais 72 % de novos empregos e consequentemente aquecimento do comercio de matérias de construção e dos serviços de engenharia.
Fonte: Ministério do Trabalho – CAGED.
Incentivo ao setor imobiliário, com um aumento expressivo da demanda por imóveis comerciais e residenciais.
Fonte: Conselho Regional de Corretores Imobiliários – CRECI.
No primeiro semestre de 2022, através da SDE, Eunápolis ficou em 1ºLugar – na Bahia-, em injeção de microcrédito assistido, totalizando quase 4 milhões de reais para os pequenos empreendedores.
Fonte: DESENBAHIA.
A edição 2022 do “São João se Encontra com o Pedrão” adicionado com evento das “Vilas do Forro” foram um importante momento de estímulo[i] à toda atividade econômica do município, com um volume de negócios estimado em 80 milhões para todos setores produtivos, incluísse serviços.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
([1] Pesquisa de opinião realizado in loco com comerciantes e barraqueiros)
