Embora a Policia Federal, faça o seu papel muito bem feito, alguns prefeitos parecem não ter o mínimo de respeito pela polícia, pelas leis e nem pelo cidadão que vota e elege.
Quantas operações já foram feitas, acusados mostrados para o país, e nem assim os administradores do dinheiro público, respeitam nada disso. Depois da Operação Fraternos que afastou Robério e sua esposa Cláudia e o cunhado Agnelo, chegou a vez de Guaratinga, uma cidade encravada no extremo sul da Bahia, e que há muito vem tendo problemas administrativos, depois da denúncia do vice prefeito sobre procedimentos no Hospital Joana Moura da cidade de Guaratinga, onde até mortos, foram internados, fora as cirurgias feitas.
A prefeita da cidade diz que estas contravenções são oriundas do governo anterior, mas o vice prefeito desmente as informações e, a Polícia federal, levou o que pode para averiguações e, estudos e que dentro em breve, a coisa pode esquentar mais ainda, em outra operação a “Agentes Nocivos”.
Mas o Brasil é realmente um país cheio de leis e ao mesmo tempo sem lei, onde que num país honesto e justo, tanto o ex prefeito como a atual prefeita, já não estavam no mesmo beco sem saída, até que a verdade fosse esclarecida. Aqui, quando um corrupto é obrigado a ressarcir os cofres públicos em valores elevados, os prefeitos ou presidentes de Câmaras, entram com uma liminar e as obrigações se tornam sem efeito. É preciso que se entenda que o dinheiro surrupiado, é do povo e administrado pela prefeitura pelo seu gestor ou gestora, não importa quem seja o prefeito ou prefeita, se o dinheiro é da prefeitura, quem está no momento tem que pagar, o dinheiro é público mas não é do prefeito, e ai começa o jogo de empurra, empurra e a justiça acaba afinando sem saber a quem mandar prender.
O vice prefeito Ezequiel Xavier, que também foi vice de Knoel Viana, disse que as irregularidades vieram a tona e, foram cometidas, entre o mês de fevereiro a julho de 2017, quando o hospital estava fechado e realizou internações e cirurgias, inclusive operando mais de 5 mortos. Por outro lado, ao visualizar os desvios, a SESAB quer a devolução de R$ 817 mil reais aos cofres públicos, mas ninguém paga, por que as liminares tentam consertar tudo, mas e o dinheiro do povo que vai rolando de águia abaixo e, ninguém faz nada.
E por isto que a corrupção aumenta, os corruptos se locupletam do dinheiro público, o povo sai no maior prejuízo, e ainda vendem o voto por muito pouco, quando precisam de escolas e saúde, vão para as ruas, chamam a imprensa, reclamam, mas não adianta, o melhor é não vender o voto, não votar por amizade e começar a votar pela competência. E o pior, a culpa é do voto corrupto que vale apenas no momento, e que deixa o povo com 4 anos para se arrepender, já está dando cadeia, e quando as grades da justiça começar a enveredar pelo interior, a coisa muda.