Dois homens investigados por homicídio tiveram os mandados de prisão preventiva cumpridos na manhã desta segunda-feira (22), em Simões Filho e Salvador. As prisões fazem parte da Operação Um Dois Um, deflagrada pela 22ª Delegacia Territorial (DT) da cidade com apoio do Núcleo de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom).
O primeiro mandado de prisão é referente à morte de Fábio Vasconcelos Freires, de 50 anos, ocorrida no dia 28 de agosto deste ano, no centro daquele município. A vítima, que era vendedora ambulante, foi sequestrada e posteriormente espancada até a morte. A análise de imagens de câmeras de segurança e oitivas de testemunhas foi fundamental na identificação de um dos autores.
A segunda prisão é referente ao homicídio de Luan Natividade Falcão, de 16 anos, vítima de disparos de arma de fogo e golpes de faca, no dia 16 de junho, na região do KM 25, também em Simões Filho. Segundo as investigações, o crime foi motivado por vingança.
Os suspeitos, de 31 e 25 anos, foram localizados no centro do município da região metropolitana e no bairro do Cabula, na capital baiana. Ambos foram submetidos aos exames de praxe e encaminhados à Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde seguem custodiados à disposição do Poder Judiciário.
Guilherme Santos/Ascom e fotos PCBA
Integrante de grupo criminoso é preso por homicídio em Camaçari
A prisão representa avanço nas investigações sobre execução ocorrida em Monte Gordo
Foi preso nesta segunda-feira (22), um homem de 27 anos, suspeito de envolvimento no homicídio de Mateus Souza de Jesus, ocorrido em 7 de maio de 2024, no distrito de Monte Gordo, em Camaçari. A captura do suspeito foi realizada pela Polícia Civil, às 15h, na localidade de Vila Cia Sul, em Simões Filho, em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça.
De acordo com as investigações, a vítima foi executada em um acerto de contas interno do grupo criminoso. Mateus foi morto com múltiplos disparos de arma de fogo, encontrado com as mãos amarradas para trás por fios elétricos. A apuração também revelou que dias antes a vítima havia sido espancada como forma de punição por dívidas de drogas contraídas com a organização criminosa.
O preso possui antecedentes por tráfico de drogas, homicídio e participação em organização criminosa. A ação foi realizada pela 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari (DH/Camaçari), que segue com as investigações para identificar e responsabilizar os demais envolvidos no crime.
Pedro Moraes / Ascom e fotos PCBA
22.09.2025