Realmente a UPA, Unidade de Pronto Atendimento do bairro Rosa Neto, tem mais de 3 anos que foi construída e não funciona, o rota51.com, fez uma matéria à época, a primeira em 23 de março de 2015 e a segunda em 04 de outubro também de 2015, cobrando exatamente a utilização da UPA, como uma forma de evitar a superlotação do HRE, atendendo a pacientes dos bairros Juca Rosa, Rosa Neto alegria, Alecrim I e II, para atendimentos menos emergenciais, porém sem muita gravidade e pacientes destes bairros só viriam para o HRE quando o caso fosse realmente de urgência e emergência, com o pronto atendimento do SAMU, podendo atender até mesmo, alguns casos de cidades vizinhas como Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Salto da Divisa que são cidades que mandam seus doentes para Eunápolis e aqui são atendidos clinicamente e recebendo inclusive os medicamentos que são distribuídos gratuitamente. Ver links das matérias anteriores:
Mas voltando a falar da UPA, é claro que ela nunca funcionou pelo fato de, depois da construção feita, o dinheiro dos equipamentos sumiu e por isto, não poderia haver nenhum tipo de atendimento, pois nem o vigia tinha sequer uma cadeira para sentar, a não ser que levasse de casa a cadeira e a tv, o dinheiro dos equipamentos sumiram e isto segundo informações, valeu um dos processos a nível federal contra o prefeito que antecedeu Neto Guerrieri, Robério Oliveira. Aliás por falar em processos, Robério é um dos prefeitos com o maior número de processos até hoje, registrados na Bahia.
O prédio da UPA está no mesmo lugar, onde iria ser construído o mini hospital que o ex vereador e presidente da Câmara Claudionor Nunes, devolveu mais de 1 milhão de reais, e Robério não construiu o mini hospital, o mini hospital ficou só no papel, mas veio o projeto da UPA do Gov. Federal, a UPA foi construída, mas os equipamentos não foram comprados, só resta saber onde foi parar o dinheiro dos equipamentos da UPA, por isto Neto não colocou a UPA pra funcionar. Mas como toda pergunta tem uma resposta, e a resposta de Neto não ter colocado a UPA para funcionar, foi pelo fato de a referida UPA foi tão mal feita, tão mal construída que está escorada de madeira, e Neto não é inconsequente o bastante para colocar pessoas debaixo de um teto pronto a cair. Cobrar de Neto a não utilização da UPA do Rosa Neto, primeiro tem que cobrar de quem fez e, fez a porcaria, isto sem contar com a parede de fora rachando, tudo mal feito.
Rota51.com recebeu um panfleto discriminando um gasto com compra de equipamentos para o HRE, máquinas para consertar estradas, ônibus escolares e, sendo estes alguns benefícios discriminados, as máquinas que consertam as estradas é do empresário Tomazelli, os ônibus escolares sonho do vereador Claudionor Nunes, se não fosse a antiga Sanamatur e a atual Smar, os alunos estariam indo e vindo das escolas a pé e, destes benefícios discriminados em uma revista que poucos viram, foram gastos R$ 62. 730. 000,00, e agora muita gente pergunta onde estão os benefícios que Eunápolis recebeu que compensou todo este gasto?
Neto Guerrieri para alguns, pode não ser o melhor prefeito que Eunápolis já teve, mas todas as verbas recebidas do Gov. Federal foram empregadas em seus respectivos setores, muitas obras foram e, estão sendo feitas com dinheiro próprio, as contas reprovadas, foi por contratação de pessoal por 4 meses, e por conseguinte com a queda da receita houve realmente esta situação, mas a administração anterior teve 2 contas aprovadas com ressalvas e 6 delas reprovadas e aprovadas pela Câmara Municipal, a diferença é muito grande, principalmente em seus objetivos.
Tem um ditado que diz: “quem desdenha quer comprar” ou, quem pergunta quer respostas, e como o rota51.com é um portal independente, mais uma vez, foi a UPA, fotografou o interior do prédio e mostra a realidade de um mini hospital que se transformou em UPA sem atender a ninguém, não por falta de competência da atual administração, mas como diz a Bíblia, o livro santo, “não se coloca remendo em pano roto”. E para que a UPA venha funcionar, é preciso primeiro, consertar a porcaria que foi feita, para depois ser transformada em uma unidade de saúde e, para começar, um gerador de grande porte já foi comprado para ser instalado imediatamente, aguarde e verão, o que é administrar bem o dinheiro público.
FOTOS: rota51.com