
Cumprindo as determinações das leis federais, o prefeito Neto Guerreiro determina a secretários altamente ligados ao setor que faça as audiências públicas determinando a elaboração do Orçamento Participativo para 2016, já que o orçamento financeiro deste ano de 2015, foi elaborado do mesmo jeito em 2014, isto demonstra segundo os secretários presentes, que o prefeito Neto Guerrieri está fazendo uma administração transparente e que é mostrado tanto nas prestações de contas, que são apresentadas na Câmara Federal e os out doors espalhados pela cidade.
O orçamento participativo, é elaborado de acordo com as necessidades do cidadão e seus bairros, é a partir destas informações que o orçamento municipal é elaborado e enviado a CME para votação dos vereadores, o que demonstra que o prefeito gasta o que está dentro do orçamento, não podendo utilizar das chamadas verbas “carimbadas”, pois estas podem até sobrar nos cofres, mas não pode ser usada em outra atividade para a qual ela é destinada.
Para esta audiência estiveram presentes os seguintes secretários na formação da mesa: Secretário de Planejamento Valdiran Marques, infra-estrutura Zé Carlos, de administração Arnaldo Vianna também representando o prefeito Neto Guerrieri, finanças Alécio Viann, esteve presente também neste evento, a Presidente da OAB a Dra. Roberta Tutrut, e representando a CME, esteve o vereador Jorge Maécio, outro vereador que esteve presente e que sempre prestigia eventos públicos oficiais ou não, foi o vereador Lucas Leite, Sendo que todos apresentaram suas expectativas sobre a audiência e, os pontos positivos destas convocações, sobre a importância de tudo isto falaram o advogado Dr. Antonio Pitanga e o técnico em planejamento da prefeitura sr. Franco Aurélio.
O secretário Zé Carlos apresentou obras concluídas ou em execução inclusive com orçamento próprio, Alécio Viann falou sobras as execuções orçamentárias, Dr. Antonio Pitanga falou sobre o controle social, Eutímio Miranda discorreu sobre orçamento participativo e a soberania popular.
Par tanto, novas audiências serão realizadas no dia 07/08 às 08:30m, e uma segunda audiência será feita no dia 11/08 também às 08:30m, todas no auditório da Câmara Municipal bairro Dinah Borges. Estas audiências são todas abertas ao público e espera-se que o público participe, para ver de perto, o que acontece nos bastidores politico-administrativo, onde existe a possiblidade de perguntas para que nada fique em situação duvidosa, mas tem muita gente que não participa, não comparece e depois ficam, tecendo criticas a uma administração que abre as portas administrativas a todos, e, só não sabem o que acontece, exatamente por não participar de eventos importantes como este, onde o destino de uma cidade é tratado a nível público, e quando, existe a ausência popular, existe também o que se pode chamar de omissão pública, principalmente quando busca-se uma maior transparência administrativa em todo país e Eunápolis não pode ser diferente.
OBS: nesta matéria a foto do vereador Lucas Leite é de arquivo do rota51.com
FOTOS: Pbarbosa